ONU Mulheres lança mapa de iniciativas sobre igualdade

A ONU Mulheres e a Womanity Foundation lançam na quinta-feira (14/6), em parceria com o Instituto C&A, a Plataforma UNA, um mapa online que identifica iniciativas e organizações brasileiras voltadas para a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Portal já contabiliza 388 projetos e será aberto para inscrições de novos programas a partir desta semana. “O ativismo das mulheres brasileiras e a capacidade de articulação em rede têm sido decisivos para fazer avançar os direitos das mulheres no Brasil. A Plataforma UNA registra parte dessa mobilização e, ao levá-la para a internet, tem a possibilidade de tornar possíveis conexões virtuais e reais entre mulheres e outros agentes importantes para a promoção da igualdade de gênero”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.

O mapa das Nações Unidas e seus parceiros divide os projetos cadastrados em 17 temas. São eles: Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Democracia e Participação Política, Educação e Formação, Empoderamento Econômico, Enfrentamento à Violência, Equidade e Condições de Trabalho, Esportes, Direitos dos povos indígenas, População LGBT, Masculinidades, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Agricultura, Mídia e Comunicação, Direito à Moradia, Igualdade Racial, Paz e Segurança Pública e Saúde e Bem-Estar.

Ao inscrever uma iniciativa, o portal permite estabelecer conexões com o trabalho de outras instituições, ampliando as possibilidades de parceria e de ações direcionadas para determinadas áreas. Interessados em fazer parte da UNA podem se cadastrar por meio deste link. A admissão na plataforma começará a partir do dia 14.

“Apesar do cenário de retrocessos que vivemos, não podemos negar conquistas. A Plataforma UNA vem exatamente para que possamos acelerar e dar força aos avanços a partir de uma perspectiva de colaboração”, explica Tiana Vilar Lins, representante da Womanity Foundation no Brasil.

A Plataforma UNA foi desenvolvida por IBEAC, ponteAponte, Women Who Code, UFRPE e Demarest Advogados. O projeto tem parceria com J. Walter Thompson Brasil, BrazilFoundation, Blossom, Abong, Actionaid, CESE, E&Y, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Geledés, Instituto Ethos, Instituto Mídia Étnica, Instituto Patrícia Galvão, Movimento Mulher 360, Mulheres do Brasil, Plan Brasil, Rede de Mulheres Líderes para Sustentabilidade e Rede Mulher Empreendedora.

 

*Texto publicado originalmente no site da ONU Brasil. Link para o texto original aqui

 

(Visited 58 times, 1 visits today)