Boas práticas na área empresarial

O Prêmio Benchmarking Brasil é uma das mais longevas iniciativas na área de sustentabilidade. Neste ano, o prêmio criado pelo Instituto MAIS completa 15 anos e se firma como uma das principais vitrines de práticas e projetos voltados para a melhoria da competitividade das empresas. Um componente de suma importância, especialmente em momentos delicados como o atual, marcado por crise econômica e política. “Em tempos de crise somos submetidos aos princípios do darwinismo no qual apenas os mais fortes sobrevivem.

Neste contexto, é natural que somente as empresas consolidadas continuem evoluindo neste quesito e desenvolvam práticas inovadoras”, destaca Marilena Lino Lavorato idealizadora o Instituto MAIS, do Programa Benchmarking e do Programa Benchmarking Brasil.

No dia 29 de junho, serão conhecidos os cases vencedores entre as 17 empresas e entidades responsáveis pelas 19 práticas selecionadas. O evento acontece no Hall Nobre do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), e contará com uma ampla cobertura do portal de notícias 1 Papo Reto, parceiro de mídia do Instituto MAIS.

Marilena, idealizadora do Prêmio que completa 15 anos

Marilena destaca que um dos traços comuns entre as empresas selecionadas é o fato de seus gestores valorizarem a inovação e a formação de times de especialistas. “Sem capital intelectual não se produz conhecimento e isso faz com que as grandes empresas acabem se sobressaindo, pois possuem os recursos para desenvolver o sistema no qual estão inseridas”.

Os cases de sustentabilidade, chamados de “os Legítimos da Sustentabilidade” por Marilena, foram agrupados em 10 temáticas gerenciais do Programa Benchmarking: Arranjos Produtivos; Energia; Emissões; Educação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; Recursos Hídricos e Efluentes e Resíduos.

 

A seguir, a lista dos cases (em ordem alfabética) e das empresas e instituições indicadas:

BMS – Uma solução inteligente – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Campanha de adesão ao CAR – Cargill Agrícola

Educonexão – Instituto NET Claro Embratel

Jovem Sustentável – Aprendiz Fundação Alphaville

Linha Livre – Copel Geração e Transmissão

Papel Zero: Gestão documental – Agência Nacional de Águas

Plantas Medicinais – Itaipu Binacional

Plantio Social Murtura – VLI Multimodal

Prédio Energia Zero – SEBRAE-MT

Programa Coleta Segura – Cooperativa Central Aurora Alimentos

Programa de Gestão Sustentável – SEBRAE-MT

Programa Vivendo e Aprendendo – Chesf

Projeto Água e Renda – Voltalia Energia do Brasil

Projeto Paxuá e Paramim – Neoenergia

Redução da Pegada de Resíduos – Consórcio de Alumínio do Maranhão

SustentART – Pallets Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas SP

Viveiros Comunitários – Kinross Brasil Mineração MG

 

SAIBA MAIS:

Sobre o Banco de Práticas Sustentáveis

Sobre o Prêmio Benchmarking Brasil

 

(Visited 21 times, 1 visits today)