Ford acelera em todos os terrenos

O mercado automotivo brasileiro é movido a novidades. E, ao longo de 2018, poucas montadoras apostaram tanto nesse quesito quanto a americana Ford. Prova disso é que, desde janeiro, a empresa realizou cerca de 45 eventos com formadores de opinião destinados a apresentar novos modelos, produzidos localmente ou importados, além de itens ligados à mobilidade. Nesta quinta-feira (13/12), o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, reuniu jornalistas num hotel em São Paulo, para fazer um balanço otimista do ano. Os números indicam que há motivos para tanto. Afinal, a montadora consolidou a quarta posição, atrás de General Motors, Volkswagen e Fiat, com uma fatia de 9,24% do segmento de automóveis e comerciais leves.

Mais. De acordo com dados da Fenabrave, que reúne as revendas de veículos, no acumulado janeiro-novembro a Ford emplacou três modelos (KA sedã, KA hatch e EcoSport) na lista dos 20 veículos mais vendidos do País. Nada mau num mercado que reúne mais de 20 marcas disputando a atenção do consumidor.

No caso da Ford, as grandes apostas para 2019, além da família KA, residem no superesportivo Mustang e nas versões EcoSport Storm, Edge ST e Ranger Storm. De acordo com Watters, o crescimento da empresa, no mundo, está baseado na inovação tecnológica. Para dar conta desta tarefa, a montadora está investindo globalmente US$ 11 bilhões no lançamento de 40 modelos híbridos (movido a combustível líquido e bateria) e elétricos (movidos a bateria recarregável na tomada). “O nosso veículo autônomo (sem motorista) chegará ao mercado em 2022”, disse.

Por sua vez, o vice-presidente de assuntos corporativos da Ford, Rogélio Golfarb, destacou a participação do setor automotivo na retomada da indústria brasileira. Segundo ele, as vendas de veículos devem crescer 16%, sobre 2017, fechando em 2,6 milhões de unidades. “Nossa expectativa é que o segmento continue neste ritmo em 2019”, destacou. “A produção de veículos está sendo responsável por 70% da taxa de crescimento industrial”