Desafios globais, soluções locais

A humanidade sempre conviveu com grandes dilemas. O maior deles, sem dúvida, se refere à produção de alimentos de modo abundante e sustentável. Essa preocupação está na base da Teoria Malthusiana, criada pelo clérigo e intelectual britânico Thomas Robert Malthus que via na redução da população, a única forma de garantir alimentos para todos. A ciência se encarregou de mostrar que a tese não parava de pé. Contudo, dar de comer a um número cada vez maior de pessoas continua sendo um desafio e, também, uma oportunidade. Este foi o fio condutor da 4ª edição do Young Ag Summit, realizado na última semana, em Brasília.

O evento bienal é patrocinado pela alemã Bayer e realizado em parceria com a Nuffield International Farming Network e o Instituto Interamericano para a Cooperação em Agricultura (IICA). Neste ano, os 100 jovens universitários vindos de 45 países tinham de responder à seguinte provocação: Como Alimentar um Planeta Faminto?

 Ajude 1 Papo Reto a continuar divulgando as grandes iniciativas em ESG, inovação e empreendedorismo de impacto social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou faça uma DOAÇÃO

 

Ao longo de três dias de atividades, os participantes tiveram acesso a palestras inspiradoras sobre agricultura, sustentabilidade e meio ambiente, além de mentorias destinadas a aprimorar seus projetos e iniciativas. A lista de 12 brasileiros incluía a soteropolitana Bárbara Ferreira, 21 anos, graduanda em engenharia da produção na Universidade Salvador (UNIFACS). Seu projeto de dessalinização de água salobra, a partir do uso de energia solar térmica, chamou a atenção da Banca de Jurados, responsável por avaliar as milhares de inscrições.

“Acredito que o grande apelo de meu projeto é a utilização de uma tecnologia barata e baseada em fonte sustentável, para viabilizar a produção agrícola em regiões remotas”, diz. Segundo Bárbara, este sistema pode ser uma alternativa viável às usinas de dessalinização que funcionam com a tecnologia de osmose reversa. “O custo deste sistema é elevado, e o equipamento exige manutenção periódica, o que, na prática, torna-o inviável para comunidades isoladas.” Que o digam os 300 moradores de Maranguape (CE), enfocados numa reportagem do Bom Dia Brasil, da TV Globo. Em 2014, eles tiveram o fornecimento de água interrompido por mais de seis meses devido ao defeito no sistema de dessalinização.

Bárbara Ferreira

Para a jovem soteropolitana, tão importante quanto refinar seu projeto de pesquisa e testar hipóteses é a possibilidade de interagir com universitários de diversas partes do mundo, reunidos no Young Ag Summit. Nos quatro dias em que passou em Brasília, Bárbara teve a oportunidade de conhecer iniciativas inovadoras aplicadas à agricultura. Especialmente na visita à fazenda Pamplona, situada em Cristalina, cidade goiana distante 130 km do Distrito Federal. A unidade pertence ao grupo SLC Agrícola, potência que fatura cerca de R$ 500 milhões, por ano, com a produção de algodão, milho e soja. Lá, a tecnologia é a grande aliada de todo o processo: do manejo do solo à colheita, passando pela armazenagem e o processamento.

Bárbara não ficou entre os três vencedores do Young Ag Summit que embolsaram um cheque de 5 mil euros, cada, ao final do evento. Contudo, antes mesmo de saber do resultado já celebrava o fato de estar nesta seleta lista. Afinal, a participação numa rede global funciona como uma espécie de curso de extensão. “É uma oportunidade de adquirir conhecimentos que não temos acesso na sala de aula”, destaca.

A seguir, a lista dos premiados:

GANHADORES DA BOLSA DE 5 MIL EUROS

Saadman Faisal - Bangladesh

Thelma Gonzalez Cruz - México

Grace Scott - Austrália

OUTROS VENCEDORES:

Maycon Santos – Brasil

Ganhou o Prêmio da Nuffield e vai participar da Nuffield Conference 2020, na Austrália

Kelcie Miller - Canadá

Vai participar do evento Future of Farming Dialogue 2020, na Alemanha. O evento promovido pela Bayer discute o futuro da agricultura no mundo.

Alice Dien - França

Será a embaixadora do YAS 2019 no evento YAS 2021, na China

SAIBA MAIS

Sobre a fome no mundo

Dessalinização de água no Nordeste

* O jornalista viajou a Brasília a convite da Bayer