Energias que movem o futuro

Dando sequência à série de especiais temáticos, a equipe de 1 Papo Reto vai mergulhar nesta semana nas Energias Renováveis. O trabalho, que incluiu entrevistas com consultores, pesquisadores, executivos de grandes corporações e empresários, procura fazer um raio-X do que está acontecendo nesta área, no Brasil e no mundo. Também buscamos antecipar algumas tendências para o futuro.

É fato que as chamadas fontes alternativas estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Quer seja no veículo que pilotamos, movido a eletricidade e abastecido em um posto solar, ou então na energia oriunda da força dos ventos que nos permite ligar a TV para assistirmos a novela, o telejornal ou o jogo de nosso time.

 Ajude 1 Papo Reto a continuar divulgando as grandes iniciativas em ESG, inovação e empreendedorismo de impacto social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou faça uma DOAÇÃO

 

Os vento já respondem por uma fatia importante da energia consumida por muitos brasileiros. Em julho último, essa modalidade bateu a marca recorde de produção: 1.594 Megawatts, em média, montante 154% superior ao verificado em igual período de 2013.

No caso da biomassa (cuja energia é gerada a partir da queima sustentável de restos florestais, como a palha da cana) também fazemos bonito. Agora, a expectativa é repetir o mesmo processo em relação à energia produzida a partir dos raios do sol.

A primeira reportagem desta série fala sobre as oportunidades de investimentos e também do papel que o Brasil poderá desempenhar em um segmento que deverá movimentar investimentos multibilionários (algo em torno de US$ 250 bilhões, por ano, pelo próximos 2o anos). A pergunta que fica é a seguinte: qual será a fatia que vamos absorver deste bolo?

As reportagens e artigos vão ser agrupados sob o título Fontes de Energia, na barra lateral do menu de nosso portal.

Boa leitura:

Oportunidades multibionárias:

https://paporeto.net.br/novasfontesdeenergia/um-olhar-em-direcao-ao-futuro/

A Força do vento

https://paporeto.net.br/novasfontesdeenergia/vento-ventania/

O sol como opção

https://paporeto.net.br/novasfontesdeenergia/a-chapa-vai-esquentar/

Vamos de biogás?

https://paporeto.net.br/novasfontesdeenergia/a-todo-gas/

Essa é massa

https://paporeto.net.br/novasfontesdeenergia/essa-e-massa/