Arte em construção

summit

Há um bom tempo que não escrevo, mas continuo observando a arte urbana e buscando saber o que tá rolando por aí. Ultimamente o que me tem chamado a atenção são construtoras e construções que usam arte de rua para os seus tapumes e cercas no entorno de suas obras. Não diferente em São Paulo, Rio de Janeiro e nas capitais mais populosas. As construções de edifícios enormes e obras de perfuração de ruas são recorrentes, umas por motivos de conservação e conserto, outras pela questão da expansão imobiliária. Elas causam transtorno aos pedestres e vizinhos, seja pela passagem de caminhões barulhentos, ou pelas estacas que batem incansavelmente – além dos entulhos aglomerados.

Para amenizar todo esse caos e melhorar o entorno das obras, agora as incorporadoras e construtoras começaram a contratar artistas de rua para ilustrar o entorno de suas obras.

 Ajude 1 Papo Reto a continuar divulgando as grandes iniciativas em ESG, inovação e empreendedorismo de impacto social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou faça uma DOAÇÃO

 

Um exemplo disso é o trabalho do Projeto Quixote, instituição sem fins lucrativos que busca por meio da arte e ações sociais promover a cidadania entre crianças, jovens e seus familiares.

Uma incorporadora famosa como a Brookfield contratou o Projeto Quixote para ilustrar os tapumes de sua obra no Rio de Janeiro.

Por um lado, estão fazendo com que a arte seja valorizada e vista com bons olhos por toda a sociedade, pois se não estivesse ali provavelmente o pichadores já teriam chegado primeiro. Por outro, será que fazem isso com tal intenção? Ou é apenas para esconder o barulho e a sujeira que essas grandes obras causam até o seu término? Eis a questão.

Mas o que está valendo pelo lado da arte é que ela está incorporando diversos segmentos do mundo corporativo, entre outros.

Viva a arte! E até mais!

Rodrigo Garcia é designer gráfico e arte-educador.

O que o move no mundo é a possibilidade de ver a arte, seja ela em grafite, ilustração ou em tela