1 ano de muito sangue, suor e lágrimas

Um ano é composto por 12 meses ou 365 dias. Mas para a equipe de 1 Papo Reto o tempo passou na velocidade da internet 2.0. Desde que colocamos no ar o site 1 Papo Reto acumulamos inúmeras vitórias. A principal delas é, sem dúvida, o prazer de estar realizando um trabalho baseado na ética e no jornalismo de qualidade, em prol da sustentabilidade.

Mas também conquistamos objetivos mais palpáveis.

 Ajude 1 Papo Reto a continuar divulgando as grandes iniciativas em ESG, inovação e empreendedorismo de impacto social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou faça uma DOAÇÃO

 

Como, por exemplo, as parcerias que nos acompanham desde os primeiros passos da jornada. A começar pela Plurale (revista e site), tocada pelos jornalistas Sonia Araripe e Carlos Franco a partir do Rio de Janeiro, com quem dividimos conteúdo. No caso da editora Lote 42, do grande jornalista e editor João Varella, aprendemos muito sobre o mundo do empreendedorismo digital.

Além disso, tivemos a honra de contar com uma pesquisa exclusiva sobre os hábitos sustentáveis da classe C, elaborada pela consultoria DataPopular, do empresário paulistano Renato Meirelles. Podemos dizer que este foi um gol de placa. Afinal, Renato é um dos maiores especialistas em consumo, do Brasil, e é uma espécie de oráculo de empresários e políticos de alto coturno, nesta seara. A pesquisa foi um dos atrativos de nosso especial jornalísticos em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Aliás, em matéria de produção jornalística, podemos dizer que temos trabalhado duro. Afinal, foram quatro especiais temáticos. A lista inclui ainda o trabalho sobre o setor sucro-energético, Mobilidade Urbana e Resíduos Sólidos, com os quais concorremos ao prestigiado Prêmio Allianz de Jornalismo.

Agora, estamos debruçados sobre o tema Energias Renováveis. Sem falar no Prêmio Empreendedor Sustentável, uma iniciativa que vai trazer o perfil de 50 personalidades, entre empresários, acadêmicos, ambientalistas e pessoas comuns que investem tempo e recursos em prol da inovação com um viés sustentável.

Também começamos a explorar o mundo globalizado, por meio de nossa editoria SUSTAINABILITY, que reúne entrevistas exclusivas e artigos no idioma de Shakespeare.

Igualmente importante foi nosso desembarque nas ondas da rádio Mega Brasil on line, capitaneada pelo jornalista Marco Antonio Rossi, que tem sob seu guarda-chuva, ainda, o Jornal da Comunicação Corporativa e o Prêmio Mega Brasil.

O programa ancorado por Carolina Stanisci, sócia e diretora de conteúdo de 1 Papo Reto, começou em abril e está se firmando como uma referência no debate da sustentabilidade de uma forma bastante inovadora: direta, reta e descomplicada.

Também agregamos alguns parceiros ao nosso projeto na categoria “colunista convidado”. Contamos com luxuosas colaborações como a da jornalista e ativista ambiental Verônica Cassavia, do Movimento Mooca Verde, do engenheiro, produtor cultural e especialista em marketing esportivo Asfilófio de Oliveira Filho e da jornalista e escritora Cristina Rappa, amante das bikes e que escreveu um artigo bacana para o especial sobre mobilidade, falando sobre Amsterdã, o paraíso das magrelas.

Última, mas não menos destacada, Ayla Meirelles, empresária, jornalista especializada em moda e dona de uma das mais vibrantes empresas de assessoria de imprensa de SP. Os textos da Ayla têm vinculação com nossa estratégia de agregar conteúdo de qualidade e parceria empresarial, como a assinada com o site OQVestir, o mais bem-sucedido desta área no Brasil. Sem contar o carinho da igualmente competente empresária e jornalista Iza França, sócia da Economídia.

Uma menção especial merece ser feita aos nossos blogueiros, carinhosamente chamados de GRIOTs – como chamamos os nossos blogueiros. Sem eles este trabalho jamais teria saído do papel. Até porque sua gênese é a colaboração e a aposta no futuro. Daí o nome Projeto Colaborativo 1 Papo Reto. Com eles temos crescido e apresentado aos nossos seguidores um material de qualidade.

O que dizem alguns de nossos GRIOTs:

“A liberdade para expressar opiniões e fazer chegar as mensagens de uma forma toda especial aos leitores são dois pontos de destaque do 1 Papo Reto. Tenho tentado com meus artigos mostrar aspectos de Brasília, tanto da cidade quanto da capital política do País, que nem sempre são compreendidos pelo grande público. Os comentários têm sido interessantes sobre o conteúdo dos meus artigos e o dos demais colaboradores. Um estímulo para escrever ainda mais. Rumo ao 2º ano!”
Sergio Cross, empresário e jornalista

“Escrever para o 1 Papo Reto é ajudar na discussão de temas muito relevantes como mobilidade e energias alternativas. Buscar o olhar diferenciado sobre essas questões é possível graças a liberdade que tenho como colaborador.”
Fernando Neves, empresário e jornalista

“Um ano de existência, nesse mundo virtual de tanta concorrência, estamos conseguindo achar o nosso espaço. Confesso que não esperava fazer parte de um projeto tão promissor e encantador como o 1 Papo Reto. Espaço que tem muito a contribuir com o mundo em todos os âmbitos sociais, difundindo a sustentabilidade na prática! Valeu, equipe!”
Maílson da Silva, chef de cozinha

“O 1 Papo Reto me proporcionou a possibilidade de trazer e expor inquietações que sempre fizeram parte de mim e neste espaço possibilitou, e muito, melhorar o olhar para o mundo e enxergar as coisas de um modo mais singular. Só tenho a agradecer a 1 Papo Reto.”
Rodrigo Garcia, arte educador e designer gráfico

“Escrever para o 1 Papo Reto, para mim, é uma oportunidade de expressar e dividir o que a música tem me ensinado e acima de tudo descobrir a importância das palavras, da escrita, o exercício de pensar e fazer você pensar. É preciso muito amor para se manter vivo com um projeto como esse, pois hoje as informações estão cada dia mais distorcidas, e ter colaboradores como os nossos no 1 Papo Reto é um oportunidade única. Obrigada a toda equipe e parabéns. Rumo aos 100 anos de informação e sustentabilidade”.
Miria Alves, DJ, turismóloga e escritora

“O Projeto Colaborativo 1 Papo Reto está cumprindo seus objetivos de levar informação qualificada e escrita de uma forma simples, graças ao seu grande time de blogueiros (os Griots). Parabéns a todos. O bom jornalismo e o debate sobre a sustentabilidade agradecem!”
Rosenildo Ferreira, jornalista e empreendedor social e digital

A lista completa de fundadores inclui, além dos citados acima, Isadora Lopes HarveyAdriano CatozziFernanda Coelho e Vanderlei Alves e Carolina Stanisci. A todos nosso muito obrigado.