Pedalando contra o vento

Assim como existem pessoas movidas a desafios, também existem famílias que vivem eternamente em campanha em favor de causas que consideram justas. Mas poucas apostaram tanto em um estilo de vida, digamos, alternativo, como o casal Tomas Cortijo e Dylan Drake, que ao lado dos filhos Eva e Coco formam o Camper Clan. Em 2010, eles quiseram mostrar aos filhos que o mundo poderia ser a extensão do quintal de sua casa.  Daí a ideia de levar a mulher, nascida na pequena Missoula, no estado de Montana (EUA), e os pimpolhos para conhecer a família paterna, na Argentina.

Só que em vez de embarcar em um avião de carreira, Tomas sugeriu algo mais radical: atravessar os 15 países que separam os EUA da Argentina a bordo de camperuma Ford Ranger. Um desafio e tanto se levarmos em conta as dificuldades topográficas do trajeto de cerca de quatro mil quilômetros.

 Ajude 1 Papo Reto a continuar divulgando as grandes iniciativas em ESG, inovação e empreendedorismo de impacto social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou faça uma DOAÇÃO

 

Em 23 de agosto, a família voltou à estrada em seu, digamos, quintal mais imediato: os EUA. Contudo, o desafio desta vez é igualmente grande, pois a meta é percorrer 10 mil quilômetros em cima de bicicletas elétricas, adicionando uma pitada de sustentabilidade às suas andanças. São duas bikes. Uma convencional e outra com uma “carroça”, na qual eles transportam as crianças. O trajeto inclui três pontos prinipais: Missoula, Maine e Florida.

A aventura está orçada em US$ 15 mil e para financiar as despesas, que incluem a produção de um documentário, a família Camper Clan lançou uma campanha de crowndfunding na internet. Hoje cedo, eles atingiram a meta ao arrecadar US$ 15.090 de 88 doadores.

Além de promover um meio de transporte sustentável Tomas e Dylan esperam quebrar o recorde mundial de trajetos sobre bikes elétricas, pertencente ao canadense Danny Halmo, que pedalou de Vancouver até Halifax, um trecho de 6.721 km, entre 14 de julho e 4 de setembro de 2012.

Mais que andar por aí sem lenço nem documento, a vida da Camper Clan é baseada numa filosofia segundo a qual “Tudo é possível”. No vídeo no qual falam sobre suas peripécias Tomas e Dylan se apresentam como uma família que tenta fazer o extraordinário. “Acredito que não deve haver qualquer divisão entre trabalho e lazer”, diz Tomas. “Nossa crença é que quando uma família decide trabalhar junta é possível conseguir tudo que se deseja.”

Dylan destaca que as campanhas promovidas por esta peculiar família têm como meta mostrar que um novo estilo de vida, no qual a liberdade caminha junto com a sustentabilidade, é possível. “Mais que os carros elétricos, as bikes movidas a energia são a verdadeira evolução dos transportes sustentáveis”, defende Tomas.

Para acompanhar a trajetória da Camper Clan basta acessar uma de suas páginas redes sociais: www.camperclan.com/