Apesar da crise gerada pelo COVID-19, muitas empresas estão contratando

A queda na atividade produtiva e a redução do faturamento de diversos profissionais, especialmente autônomos e microempreendedores, deverá causar um grande desarranjo na economia. Para mitigar os efeitos da crise que se avizinha (a previsão é de queda no PIB, de 2020), o governo federal acaba de anunciar inúmeras medidas de estímulo a empresas e para a parcela mais pobre da população.

Pelo lado do setor privado, também surgem iniciativas destinadas a minorar a crise. Inclusive a partir do reforço de equipes em áreas sensíveis, como o setor médico-hospitalar, de pesquisa (Tecnologia da Informação) e logística para os setores de varejo, bebidas e alimentos. As contratações têm por objetivo suprir a ausência de funcionários com idade acima dos 50 anos, integrantes do grupo de risco para o COVID-19.

Veja alguns dos processos seletivos em andamento:

Carrefour: a rede varejista francesa acaba de lançar uma grande ofensiva. Primeiro com a edição de uma cartilha (aqui) sobre os cuidados para uma compra segura. Segundo, com a contratação de profissionais para suprir seu quadro de pessoal. São cinco mil vagas em todo o Brasil.

PepsiCo: além de assegurar a não demissão de nenhum colaborador, garantindo 100% do salário, a fabricante de bebidas e salgadinhos está com 500 vagas abertas para sua área de logística, vendas e finanças.

Hospital Albert Einstein: considerado referência na pesquisa e tratamento de pacientes com COVID-19, o hospital está convocando profissionais do setor para atuar nos hospitais de campanha que serão instalados em São Paulo. São mais de 1.400 vagas.

Startups: o setor de inovação não ficou para trás. De acordo com reportagem do G1, existem 1,5 vagas disponíveis na Karave, Mycon, TopMed, Vitta, Nexxera, Juros Baixos e Uffa. Os postos de trabalho são focados em design e Tecnologia da Informação (TI).

Tão importante quanto o oferecimento de vagas é a garantia de um processo seletivo seguro. Especialmente neste momento em que foram impostas restrições para a circulação e pessoas em diversas cidades. Para minorar o problema, a 99jobs abriu sua plataforma (aqui) para recrutadores e candidatos a postos de trabalho. Isso possibilita que o processo seletivo e a contratação sejas realizadas de modo remoto.

 

Como novos processos seletivos têm sido anunciados praticamente todos os dias, é importante consultar as plataformas de agências de empregos, na internet. Também vale pesquisar no site das empresas que possuem filiais no bairro onde você mora. Às vezes, a oportunidade está mais perto do que imaginamos.

Rosenildo Ferreira
Author: Rosenildo Ferreira
Sobre o/a Autor(a)
Rosenildo Ferreira é o fundador e publisher do portal de notícias 1 Papo Reto e cofundador da Vale do Dendê.
Mais artigos