Brasileira assume cargo máximo na ONU-Habitat

Brasileira assume cargo máximo na ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) acaba de anunciar a brasileira Anacláudia Rossbach como sua nova diretora-executiva. Graduada em economia, ela vai suceder para um mandato de quatro anos Maimunah Mohd Sharif, da Malásia, para um mandato de quatro anos. A data de posse de Rossbach será divulgada em breve fazendo com que seja a brasileira a atingir o maior cargo na ONU. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de habitação e políticas urbanas, Anacláudia é, atualmente, diretora para a América Latina e o Caribe no Lincoln Institute of Land Policy, nos Estados Unidos.

Nesse posto, ela contribuiu ativamente para as discussões globais sobre políticas urbanas na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), em 2016, com um papel crucial na formação da Nova Agenda Urbana. Ela também esteve presente nos principais eventos da ONU, incluindo a COP e o Fórum Urbano Mundial, realizado pelo ONU-Habitat.

Entre 2014 e 2022, Anacláudia atuou como gerente regional para a América Latina e o Caribe na Cities Alliance, facilitando a transferência de conhecimento e oferecendo consultoria sobre políticas urbanas e de habitação no Sul Global. Seu trabalho incluiu a criação do Urban Housing Practitioners Hub (UHPH), uma rede de especialistas e profissionais dedicados ao desenvolvimento urbano e à habitação. Sua mais recente contribuição foi na elaboração de estratégias institucionais e operacionais para ampliar o acesso à moradia adequada no Peru, em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

ONU Habitat 1 papo retoPrograma Minha Casa, Minha Vida, no Rio de Janeiro / Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil

Anteriormente, de 2005 a 2014, Rossbach atuou no Banco Mundial onde foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de políticas brasileiras de habitação e de melhoria de favelas, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Favelas e o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Como diretora fundadora da organização sem fins lucrativos Interação, ela desenvolveu projetos de alto impacto com comunidades carentes no estado de São Paulo e na cidade de Recife.

A nova diretora-executiva possui uma vasta carreira acadêmica, incluindo numerosas publicações e aulas em cursos de pós-graduação sobre habitação e planejamento urbano. Ela é bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Economia Política pela mesma universidade.

Com informações da ONU Brasil. Leia o texto original aqui