Embalagem de uso único na mira dos consumidores

Quando o assunto é reciclagem e descarte de embalagens plásticas, os brasileiros ainda apresentam um nível de engajamento muito abaixo do verificado na América do Norte e na Europa. É isso que mostra a pesquisa Ipsos Global Advisor. O conhecimento dos brasileiros também é incipiente. Prova disso é que no levantamento realizado em 28 países, 65% dos brasileiros disseram acreditar que todos os plásticos podem ser reciclados. Em nível global, apenas 55% concordaram com essa afirmação.

A distância é ainda maior quando questionados sobre a qualidade do sistema de reciclagem existente em suas residências. Para 52% dos brasileiros o serviço é bom, montante bem abaixo de suecos (70%), canadenses (70%) e moradores dos Países Baixos (65%).

O descarte incorreto de embalagens figura no topo da lista dos vilões do meio ambiente. Cenas de “rios de plástico” e garrafas PET boiando a cada enchente, ajudam a piorar a imagem do setor. Contudo, o levantamento da consultoria Ipsos também indica que as mudanças de atitude são possíveis. Isso fica evidente no quesito plástico de uso único, rejeitado globalmente por 71% dos entrevistados, de todos os países.

Mais, 73% dos brasileiros desejam comprar produtos com menos embalagens possível, número muito próximo do apurado em nível global: 75%. Para a Ipsos, isso mostra que existe uma oportunidade para o setor produtivo. E isso vale para toda a cadeia. Afinal, 68% dos brasileiros mudariam o local de aquisição de produtos, caso isso significasse usar menos embalagens. Em termos globais, 63% se disseram dispostos a fazer o mesmo.