Crianças ativistas, esperança de um mundo melhor

Crianças ativistas, esperança de um mundo melhor

Nos anos sombrios em que vivemos, elas vêm ocupando espaço na luta por um mundo melhor. Na esfera internacional estamos assistindo às performances de Malala Yousafzai e Greta Thumberg. Por aqui, a menina Lua (Luara de Oliveira), 12 anos, montou uma biblioteca na comunidade da Ladeira dos Tabajaras. Nas redes sociais, cresce o número de seguidores de Brunna Sachs e das Pretinhas Leitoras. O ponto comum entre essas crianças/adolescentes é o ativismo por causas mais que saudáveis: a preservação do Planeta, leitura para todos, combate ao racismo e defesa das minorias.

Vegana desde os quatro anos

 

vegana 1 papo reto Plurale

O amor aos animais fez de Brunna Sachs uma vegana radical aos quatro anos de idade. Sua mãe, Sandra, conta que a filha, ainda bebê, com menos de dois anos, já perguntava o que estava comendo - e que acabou seguindo a filha no veganismo. “Amo muito os animais, por isso não como sua carne e nem os derivados deles, ovos e leite”, diz Brunna.

Aos três anos, no colégio, ao aprender a pirâmide de alimentos, Brunna descobriu que frango era galinha e parou de comer. Hoje, aos 12 anos e aluna do 7º ano, mantém seus seguidores do Instagram informados sobre o cotidiano de uma pessoa vegana: “Podemos levar uma vida normal como veganos”, diz ela, que também não usa nada de couro ou lã e não visita zoológicos ou aquários.

Legumes, grãos e verduras são os ingredientes principais das refeições. Entre seus pratos preferidos estão o strogonoff de grão-de-bico, o bobó de palmito e o macarrão. Na cantina da sua escola tem sempre opções para veganos.

Em seu blog, Brunna dá dicas de receitas e esclarece seus seguidores.


Pretinhas leitoras, um sucesso!

pretinhas leitoras 1 papo reto

As gêmeas Helena e Eduarda, hoje com 12 anos, incentivadas pela mãe, a professora Elen Ferreira, desde muito cedo tornaram-se leitoras. A irmã caçula, Elisa, sete anos, também já é leitora. Ao perceberem a dificuldade das crianças do seu entorno (são oriundas do Morro da Providência e hoje moram em São Cristóvão) - o que inclui amigos, vizinhos e até os alunos de sua mãe -, que não tinham incentivo para a leitura, decidiram pôr a mão na massa. Passaram a ler para elas seus livros preferidos, buscando formas atrativas de prender a atenção dos ouvintes. O sucesso foi tamanho que sua mãe criou o projeto Pretinhas Leitoras, que conquistou patrocinadores e hoje está atraindo cada vez mais seguidores no Facebook, no Youtube e no Instagram.

Mundo da Lua

MUndo da lua 1 papo reto Plurale

Desde outubro de 2019, funciona na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Rio de Janeiro, a biblioteca comunitária Mundo da Lua. Sua idealizadora, Raissa Luara de Oliveira, mais conhecida como Lua, 12 anos, sentiu vontade de levar o hábito da leitura para o seu entorno. A mãe, Fátima, conta que a filha sempre pedia para visitar a Bienal, em São Paulo, mas a viagem e o ingresso custavam caro. Finalmente, em 2019, as duas ganharam os ingressos de um casal de amigos e foram. Na volta, Lua começou fazendo uma vaquinha e conseguiu, através de doações, montar a biblioteca na sede da Associação de Moradores.

Seu projeto teve ampla repercussão na mídia; hoje já são 22 salas de leitura em comunidades do Rio – e já enviaram doações de livros para Minas Gerais, Piauí e Espírito Santo. Com a pandemia, a biblioteca só abre para pequenos grupos, faz empréstimos e, quinzenalmente, promove um lanche literário.

 

Por Nícia Ribas, Repórter Especial de Plurale, extraído da edição nº 75. Leia a íntegra aqui