A arte inclui, agrega, transforma. Tudo isso para contar a trajetória do professor de dança, Enemir Franco, 64 anos. Em 2017 ele teve parte de sua perna esquerda amputada abaixo do joelho, por um ferimento que se agravou. Foram quase dois meses internado e um ano e meio impossibilitado de fazer o que mais gosta: dar aulas de Dança de Salão aos seus inúmeros alunos. Um cenário que, para muitos, poderia se configurar como “fim da linha”. Ou seja, talvez fosse o momento dele buscar outra ocupação, onde os movimentos não fossem tão requisitados. Só que não!
Enemir e Mirtes, parceria no tangoEnemir Franco vive da dança há quase 30 anos, ensinando a dançar - com técnica, estilo e elegância - os vários ritmos que se dançam nos salões de baile, como bolero, samba de gafieira, soltinho/rock nos anos 60, forró, cha-cha-chá, tango, salsa, samba no pé e samba-rock. E foi nesse ambiente de alegria que este professor querido e admirado se reergueu.
“Durante o meu tratamento muitos parentes, amigos e alunos se reuniram e promoveram bailes beneficentes, doações espontâneas, festas e se empenharam em me ajudar. Inclusive, as minhas turmas não foram prejudicadas porque um casal de amigos se prontificou a dar as minhas aulas de Dança de Salão no intervalo em que precisei me ausentar. E no Tango, Mirtes Tristão, minha parceira há mais de 20 anos, também manteve as aulas”, diz o dançarino, tomado de emoção e de gratidão.
Após a colocação da perna mecânica, Enemir foi, aos poucos, se adaptando e retomando as suas aulas na Academia Acqua Sport, em Guarulhos, onde reside. A sua atual condição permitiu que ele desenvolvesse uma didática especial, principalmente para ensinar pessoas mais idosas, conduzindo o aprendizado com muito mais calma e paciência.
Antes da dança, o teatro
Na década de 80, muito antes de se enveredar pelos caminhos da dança, Enemir já trabalhava com teatro, escrevendo, produzindo, dirigindo e atuando em várias peças. A arte de representar ficou em stand by por anos e veio à tona novamente em 2021, quando decidiu remontar a comédia “Marido, Mulher & Cia”, apresentada no Teatro da Biblioteca Monteiro Lobato, em Guarulhos, com a participação dos atores Victor Escaramboni e Simone Nasar. E já adianta uma novidade para o segundo semestre deste ano. Vem aí o espetáculo “Parceiros da Noite”, onde atuará com o ator Mateus Gomide. “Um texto meu, verdadeiro, ousado e profundo”, revela o artista. “Atuar no teatro, é maravilhoso. Através do nosso corpo, da nossa voz, da nossa interpretação podemos emocionar o público”, completa.
Sua história de superação prova que a arte, combinada com a força de vontade e a firme determinação, move e rompe barreiras. E a plateia aplaude e pede bis.
