Educação e preservação: um exemplo que vem do Ceará

Educação e preservação: um exemplo que vem do Ceará

Por Rosenildo Ferreira, especial para COALIZÃO VERDE (1 PAPO RETONEO MONDO e O MUNDO QUE QUEREMOS)

De acordo com o biólogo e cientista Alexandre Turra, coordenador da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, na Universidade de São Paulo (USP) e professor do Instituto Oceanográfico (IO-USP), a costa brasileira equivale a uma verdadeira Amazônia Azul devido à capacidade da faixa litorânea em gerar dividendos econômicos e ambientais. De fato. Pois estima-se que os 3,5 milhões de km² de área costeira têm potencial de garantir um ganho econômico (por meio da pesca, da navegação, do turismo e do sequestro de carbono) estimado em cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Contudo, para que essa Amazônia Azul se torne uma realidade é preciso que o ecossistema que a margeia esteja saudável.

Um desafio e tanto em um país no qual a coleta seletiva ainda engatinha e o fim dos lixões, previsto para 2014, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010, ainda está longe de ser alcançado. O resultado desse processo é que boa parte dos resíduos sólidos gerados nas cidades litorâneas acabam poluindo rios, áreas de mangue e o próprio oceano. É neste contexto que ganha ainda mais importância a atuação de empresas privadas em parceria com o poder público, especialmente em cidades de menor porte. “Não adianta apenas boa vontade e recursos se não houver a inclusão da população”, destaca a empreendedora social Oriana Rey, sócia-diretora da consultoria Visões da Terra.

 

Oriana rey Visoes da terra Mais vida menos lixo 1 papo reto 1Oriana Rey (terceira, a partir da esq.) com líderes comunitários / Foto: acervo Visões da Terra

Ela fala com amplo conhecimento de causa. Graduada em direito, com especializações em gestão de marketing e sustentabilidade, Oriana percorreu uma longa jornada no mundo corporativo – incluindo passagens pelo ABN-Amro Bank e a Natura, na qual cuidava da gestão de contratos com as comunidades fornecedoras de insumos da biodiversidade –, até se associar a Visões da Terra, em 2019. Sua menina-dos-olhos é o projeto Mais Vida, Menos Lixo, que está sendo implantado no litoral oeste do Ceará, como parte da compensação ambiental dos projetos imobiliários do Grupo Carnaúba, por meio de seu braço social, o Instituto Camboa. 

Outrora formada exclusivamente por vilas de pescadores, a região acabou passando por um grande surto desenvolvimentista a partir da construção do Aeroporto Regional de Jericoacoara, em 2017. A facilidade de acesso e o encurtamento da distância em relação a Fortaleza fez multiplicar o número de turistas e moradores, pressionando o sistema público de limpeza urbana. A iniciativa já rendeu ótimos frutos em dois anos de atividade na vila de Barrinha de Baixo, no município de Acaraú: 

Quadro mais vida menos lixo

Estes números serviram de base para que o Mais Vida, Menos Lixo fosse nominado como um dos cinco melhores projetos ambientais pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (SEMA). Também despertou a atenção de novas empresas, como a Ambev, que passou a integrar a lista de patrocinadores da iniciativa, que está chegando à localidade de Preá, no município Cruz. “Conseguimos estruturar um projeto do zero, que teve como premissa a interlocução com a comunidade e o poder público, focado fortemente nas escolas”, diz Oriana. “Uma boa amostra disso é que o nome Mais Vida, Menos Lixo foi escolhido por alunos da rede pública de Barrinha”.

A ativista e empreendedora destaca que a interlocução foi além da questão da educação ambiental, tendo incluído até mesmo o design das lixeiras destinadas a receber os resíduos sólidos. “Nós desenhamos os modelos a partir de consultas e da aprovação dos moradores”, destaca. E é neste ponto que, segundo ela, reside o grande diferencial da metodologia de implantação de projetos ambientais tocados pela Visões da Terra, cujo portfólio inclui trabalhos em São Paulo, Maranhão, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro. 

 

Coalizão Verde

Autor: Coalizão Verde

Sobre o/a Autor(a) Coalizão Verde é a união dos portais de notícias Neo Mondo, O mundo que queremos e 1 Papo Reto com o objetivo de maximizar os esforços na cobertura de temas ligados à preservação ambiental.


Últimos artigos: