Natureza viva

Num momento em que não para de crescer a lista de espécies da fauna e da flora ameaçados de extinção, em termos globais, chega a ser um alívio detectar a proliferação de animais raros por diversos ecossistemas. É o caso do bugio-de-mãos-vermelhas (Alouatta gr belzebul) e do Grilinho-de-caxias (Myiornis sp.nov) avistados pelos integrantes do Programa de Monitoramento de Fauna e Flora, realizado em 15 Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC) nos estados do Maranhão, do Tocantins e do Pará.

O mais recente levantamento detectou a existência de exemplares do pássaro, descoberto oficialmente em 2012 no município de Caxias (AM), também na AAVC da Vargem Bonita, na cidade de Grajaú (MA). Por sua vez, o primata foi visto em diversas áreas da Macrorregião do Pará, incluindo locais onde sua presença nunca havia sido registrada anteriormente.

O trabalho de campo, conduzido por pesquisadores da PROBIOTA, é financiado pela Cia. Suzano de Papel e Celulose no âmbito das pesquisas destinadas a medir o impacto ambiental das florestas de eucalipto e da produção de celulose. A empresa possui um complexo produtivo em Imperatriz (MA), no qual foram investidos R$ 6 bilhões.

SAIBA MAIS:

Sobre espécies sob ameaça no Brasil

Sobre a produção de celulose no Maranhão