Mais do que um simples caminhão

Difícil imaginar uma pessoa mais irrequieta do que o bilionário sul-africano Elon Musk. Afinal, ele está por trás de alguns dos mais fantásticos eventos. Quer mandar uma encomenda ao espaço? Basta procurar a SpaceX, a empresa que constrói foguetes e os aluga para clientes como a Nasa, a agência espacial americana. Depois de ter revolucionado o segmento de pagamentos eletrônicos, com a PayPal, e da mobilidade elétrica, com o superesportivo Tesla Model S, agora chegou a vez do segmento de cargas.

Na última semana, Musk apresentou ao mundo o Telsa Semi, o caminhão movido a energia elétrica que pode ser até 50% mais econômico do que as versões a diesel. Para evitar as surpresas do sobe-e-desce do preço do quilowatt, o empreendedor está apostando na construção de uma rede global de abastecimento via placas solares e baterias recarregáveis que vai garantir uma tarifa fixa de sete centavos de dólar por quilowatt-hora. Veja, abaixo, os demais atributos do Semi:

–  Autonomia da bateria: 800 Km

– Potência: de zero a 96 km em 5 segundos (ou 20 segundos com a carga completa)

–  Recarga da bateria: 30 minutos para incorporar o suficiente para percorrer 640 Km

A expectativa é que o veículo de carga chegue ao mercado americano em 2019. O caminhão integra a lista de produtos e serviços com os quais o bilionário sul-africano, radicado nos Estados Unidos, pretende mudar o mundo. Na TV 1 Papo Reto, player de vídeo existente no centro da homepage do site 1 Papo Reto, é possível assistir um resumo da apresentação do Semi (vídeo com áudio e legendas em inglês).