À medida que o mundo se urbaniza rapidamente, as cidades se tornam o lar de uma nova geração de líderes e agentes de transformação. Os jovens estão no centro dessa transformação, especialmente em regiões como a África, a Ásia e as Américas.
Nesta segunda-feira, 7 de outubro, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) convida todas as pessoas interessadas no desenvolvimento urbano sustentável a celebrar o Dia Mundial do Habitat, cujo tema da edição 2024 é “Engajando a juventude para criar um futuro urbano mais inclusivo”.
A celebração deste ano acontece em Querétaro, México, com foco no fortalecimento do protagonismo da juventude na construção de seu presente e futuro urbano, por meio de processos participativos e liderança local.
O Dia Mundial do Habitat 2024 é um convite à ação. O tema promove não apenas a reflexão sobre o estado das cidades ou o direito à moradia adequada, mas também convoca a próxima geração a agir. Jovens das gerações Milênio e Z têm sido as forças motrizes do desenvolvimento urbano sustentável, e seu papel de liderança é essencial para enfrentar os desafios atuais.
"O tema deste ano convida jovens a liderar o caminho na construção de um mundo que reflita nossos sonhos compartilhados. A moradia adequada e equitativa não é apenas um direito – deve se tornar uma realidade para todas as pessoas", afirma a diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach.
Outubro Urbano
O Dia Mundial do Habitat inicia oficialmente o Outubro Urbano, mês dedicado a debater como tornar melhor a vida nas cidades. Ele se estende até 31 de outubro, data que marca o Dia Mundial das Cidades.
Inscrições - Qualquer evento com temáticas urbanas pode integrar a programação oficial do Outubro Urbano. Inscreva seu evento e saiba mais informações aqui
Saiba mais sobre essa efeméride:
Instituído pela Organização das Nações Unidas em 1985, o Dia Mundial do Habitat é celebrado anualmente na primeira segunda-feira de outubro para refletir sobre o estado das cidades e comunidades ao redor do mundo, assim como o direito fundamental à moradia adequada. Comemorado pela primeira vez em 1986, o dia já abordou temas como pessoas em situação de rua, cidades mais seguras e mudanças do clima.
Nesta data, é concedido o Prêmio Pergaminho de Honra que reconhece contribuições exemplares ao desenvolvimento urbano por indivíduos e instituições em diversas áreas.
Com informações da Agência ONU Brasil