A humanidade sempre conviveu com grandes dilemas. O maior deles, sem dúvida, se refere à produção de alimentos de modo abundante e sustentável. Essa preocupação está na base da Teoria Malthusiana, criada pelo clérigo e intelectual britânico Thomas Robert Malthus que via na redução da população, a única forma de garantir alimentos para todos. A ciência se encarregou de mostrar que a tese não parava de pé. Contudo, dar de comer a um número cada vez maior de pessoas continua sendo um desafio e, também, uma oportunidade. Este foi o fio condutor da 4ª edição do Young Ag Summit, realizado na última semana, em Brasília.
O evento bienal é patrocinado pela alemã Bayer e realizado em parceria com a Nuffield International Farming Network e o Instituto Interamericano para a Cooperação em Agricultura (IICA). Neste ano, os 100 jovens universitários vindos de 45 países tinham de responder à seguinte provocação: Como Alimentar um Planeta Faminto?
Ao longo de três dias de atividades, os participantes tiveram acesso a palestras inspiradoras sobre agricultura, sustentabilidade e meio ambiente, além de mentorias destinadas a aprimorar seus projetos e iniciativas. A lista de 12 brasileiros incluía a soteropolitana Bárbara Ferreira, 21 anos, graduanda em engenharia da produção na Universidade Salvador (UNIFACS). Seu projeto de dessalinização de água salobra, a partir do uso de energia solar térmica, chamou a atenção da Banca de Jurados, responsável por avaliar as milhares de inscrições.
“Acredito que o grande apelo de meu projeto é a utilização de uma tecnologia barata e baseada em fonte sustentável, para viabilizar a produção agrícola em regiões remotas”, diz. Segundo Bárbara, este sistema pode ser uma alternativa viável às usinas de dessalinização que funcionam com a tecnologia de osmose reversa. “O custo deste sistema é elevado, e o equipamento exige manutenção periódica, o que, na prática, torna-o inviável para comunidades isoladas.” Que o digam os 300 moradores de Maranguape (CE), enfocados numa reportagem do Bom Dia Brasil, da TV Globo. Em 2014, eles tiveram o fornecimento de água interrompido por mais de seis meses devido ao defeito no sistema de dessalinização.

Bárbara não ficou entre os três vencedores do Young Ag Summit que embolsaram um cheque de 5 mil euros, cada, ao final do evento. Contudo, antes mesmo de saber do resultado já celebrava o fato de estar nesta seleta lista. Afinal, a participação numa rede global funciona como uma espécie de curso de extensão. “É uma oportunidade de adquirir conhecimentos que não temos acesso na sala de aula”, destaca.
A seguir, a lista dos premiados:
GANHADORES DA BOLSA DE 5 MIL EUROS
Saadman Faisal – Bangladesh
Thelma Gonzalez Cruz – México
Grace Scott – Austrália
OUTROS VENCEDORES:
Maycon Santos – Brasil
Ganhou o Prêmio da Nuffield e vai participar da Nuffield Conference 2020, na Austrália
Kelcie Miller - Canadá
Vai participar do evento Future of Farming Dialogue 2020, na Alemanha. O evento promovido pela Bayer discute o futuro da agricultura no mundo.
Alice Dien - França
Será a embaixadora do YAS 2019 no evento YAS 2021, na China
SAIBA MAIS
Dessalinização de água no Nordeste
* O jornalista viajou a Brasília a convite da Bayer
