Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar são verbos que já parte do decálogo de ações ambientais de empresas e pessoas ao redor do mundo. Nas escolas, se transformou em base para atividades de aprendizado na prática. Contudo, entre o discurso e a prática ainda vai um oceano de distância, mesmo levando-se em conta que estes preceitos começaram a ser divulgados no Brasil no início da década de 1990!
É neste contexto que ganha expressividade iniciativas que unem descarte responsável e ação social.
Uma das que ganham força ano após ano é a campanha da subsidiária da FedEx Express, gigante global de encomendas expressas, que transforma uniformes descartados em cobertores para doação a entidades assistenciais. Neste ano, a produção de cobertores cresceu 22%, para 2.700 peças.
Nos cinco anos de campanha, a reciclagem de 35 mil peças de uniformes se converteu e doações para 20 instituições, ajudando a aquecer oito mil pessoas foram beneficiadas.
Para ampliar o alcance da ação, a FedEx encaminha algumas peças para formadores de opinião (jornalistas e blogueiros, por exemplo), para que eles façam a doação de cobertores para pessoas ou entidades necessitadas. 1 Papo Reto faz parte desta corrente do bem!