Alternativas sustentáveis para embalar alimentos

Para evitar o uso excessivo de plástico, seguem algumas dicas de materiais para armazenar restos de comida, frutas pela metade e vegetais não tão frescos!Uma de nossas maiores inspirações na Internet é o site TreeHugger. Nele, sempre encontramos artigos e reportagens com "insights" poderosos sobre como ser sustentável. O endereço eletrônico fala de tarefas simples para colocar em prática, de um jeito bem fácil de entender. Veja que bacana as ideias para substituir o plástico na hora de embalar restos de comida que não serão (ainda) descartados.
  •  Frascos de vidro: frascos de vidro de boca larga são reutilizáveis, fáceis de limpar e esterilizar. Os transparentes são fantásticos para saber o que têm dentro e pode ser comido em breve. Armazene alimentos ou ingredientes não utilizados. Perfeito!
  • Recipientes de vidro: você pode comprar recipientes que possam ser empilhados na geladeira, utilizando bem o espaço. Alguns têm tampa de aço inoxidável.
  • Tigelas: para o alimento que não vai ser armazenado por um período prolongado de tempo, apenas transfira para uma tigela (que vêm em todos os tipos de tamanhos) e coloque um prato ou uma toalha por cima.
  • Papel: para itens que não precisam de tanta proteção, embrulhe em papel-manteiga, por exemplo ou papel-toalha. Cogumelos, batatas, abacates, peras, morangos podem ser embrulhados (batata-doce nem precisa ir para a geladeira! Fica a dica do 1 Papo Reto).
  • Pano: vários vegetais e frutas podem ser enrolados neles, em vez de usar plástico.
  • Envoltório de cera de abelha: esta é dica que temos que pesquisar mais aqui no Brasil. Se algum leitor tiver dica de onde comprar, nos fale!
  • potes de aço inoxidável: invista em inox. Você não vai se arrepender da compra.
  • Pote de cerâmica: se você tem sobras de cenouras, aipo, funcho ou espargos crus, coloque em água na geladeira para ficar crocante. Um pote de cerâmica funciona bem para isso. Só não se esqueça de trocar a água diariamente; reuse a água velha para regar as plantas!
  • Panela da cozinha: A solução mais simples de tudo: deixar restos de comida onde ela foi cozida! Facilita reaquecer no dia seguinte.
  • Papel-alumínio: embrulhe e coloque na geladeira. Importante tentar reutilizar a folha, limpando-a dos resíduos.
Com essas dicas, você não vai mais comprar aquele plástico-filme, ou ao menos tentar substitui-lo, sempre que possível, não é mesmo?  
Milena Miziara

Autor: Milena Miziara

Sobre o/a Autor(a) Milena Miziara é jornalista. Desde 2019 também atua como sócia-fundadora da marca de frutas Laverani Orgânicos (SP)


Últimos artigos: