Diversidade empreendedora

Daniel disse que começou a se interessar pelo assunto a partir de reflexões surgidas em reuniões familiares. Seu pai, o cientista Lionel Segui Gonçalves, especialista em genética animal e estudioso sobre o mundo das abelhas, que relatava à família problemas referentes ao desaparecimento massivo deste inseto e dos polinizadores de um modo geral. “A campanha nasceu como forma de usar minha habilidade em propaganda e em comunicação a serviço de uma causa”, disse.

Aliás, o reconhecimento não se limitou a Cannes. A 6P e os demais integrantes do movimento Sem Abelha, Sem Alimento criaram um kit contendo cartilhas e vídeos sobre a importância dos polinizadores para a agricultura e a biodiversidade. Daniel contou no talk show que acabara de assinar um contrato de parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. “O material será usado como dinâmica de meio ambiente para crianças de algumas escolas do ciclo fundamental.”

Bernardo começou sua fala lembrando que a GranBio, pioneira na fabricação do etanol de segunda geração (2G), na América Latina, surgiu de uma ideia “rabiscada” num guardanapo, durante um bate-papo descontraído com acadêmicos da Unicamp, em Campinas. O empresário destacou a importância do trabalho em rede, juntando o mundo da ciência e o capital privado, além dos órgãos de fomento estatal, como o BNDES.

Foi a partir da união desses esforços que ele conseguiu estruturar a GranBio. O processo é baseado em tecnologia de alto nível e complexidade. “O combustível produzido pela GranBio é apontado como o mais sustentável”, disse. “Nenhum outro fabricado em escala industrial tem como propriedade reverter os efeitos das mudanças climáticas.”

Por sua vez, Adriana compartilhou alguns detalhes sobre sua trajetória. Um dos percalços por que passou (talvez o mais traumático, mas que a ajudou a colocar seu empreendimento em um patamar mais elevado) foi quando a Feira Preta foi “expulsa” da Praça Benedito Calixto, um reduto da Zona Oeste da cidade de São Paulo conhecido por abrigar eventos, como uma feira de antiguidades e shows de chorinho.

“A partir daí tivemos de nos capacitar ainda mais, pois teríamos que entrar em um pavilhão (o Anhembi), em um esquema comercial que exigia um nível de profissionalização elevado”, lembrou.

Adriana, Bernardo e Daniel são protagonistas de iniciativas que têm pegadas diferentes. Contudo, a essência é a mesma. Todos eles dialogam com o empreendedorismo inovador e que tem na sustentabilidade um valor basilar. E esta característica tem sido corroborada por diversas fontes.

A revista america Fastcompany elegeu a GranBio como uma das 10 iniciativas mais criativas da América Latina. Adriana tem levado sua metodologia de empreendedorismo, a partir da valorização do “Black Money”, para diversos cantos do País. Por sua vez, Daniel está vendo seu trabalho se transformar em um embrião de política pública educacional e de mobilização para a preservação das abelhas, em particular, e dos polinizadores, em geral. Afinal, sem estes insetos, nossa alimentação seria muito menos diversa e a renda agrícola global mais pobre: exatamente US$ 20 bilhões, de acordo com estimativas do economista indiano Pavan Sukhdev.

Adriana, Bernardo e Daniel contaram suas experiências a uma atenta plateia. Na sessão de perguntas e respostas o foco recaiu sobre a importância de os empreendedores sustentáveis atuarem em rede. Coincidentemente, eles fazem isso desde o início!