"Beleza" irresponsável

Numa sociedade na qual a aparência, por vezes, chama mais a atenção que o conteúdo é de se esperar que exageros pipoquem aqui e ali. Mas os criadores do The Project Harpoon, ao que parece, foram longe demais ao criar um site com fotos de mulheres cujas silhuetas foram alteradas a partir do photoshop.

A ideia dos criadores do www.thinnerbeauty.org é mostrar “o quão bela” elas ficariam caso perdessem o excesso de peso. Harpoon é um acrônimo para Healthy And Responsable People Overcoming Obesity Now (Pessoas saudáveis devem superar a obesidade, em tradução literal).

A justificativa dado pelo porta-voz do Projeto, Nick Baskins, à revista People não foi digerida por americanos e britânicos que inundaram as redes sociais da Thinner Beauty no Facebook, no Instagram e no Twitter, com comentários repudiando a tentativa de esteriotipar ainda mais as mulheres a partir de um padrão ditatorial de beleza.

Em entrevista a 1 Papo Reto, Rick (que se recusa a fornecer o sobrenome e outros detalhes sobre sua vida) explicou que o objetivo do grupo nunca foi ofender ninguém, mas sim despertar o debate sobre as vantagens da beleza magra: “Nossa intenção não é prejudicar ou oprimir ninguém. Recebemos dezenas de mensagens por dia falando sobre como nossas fotos inspiram as pessoas a fazer atividades físicas e manterem um estilo de vida mais saudável”, disse.

Pode ser. Mas o saldo até agora tem sido desfavorável a ele. A página teve de tirar do ar fotos de mulheres famosas como as da cantora Meghan Trainor e da atriz Melissa McCarthy. O Projeto também enfrentou a dura contestação da feminista e empresária britânica Hayat Rachi, que ameaçou processar os integrantes do Projeto por uso indevido de imagens do catálogo de sua grife de lingerie, a Neon Moon. Mais. Foi criado até mesmo uma página no Facebook para atacar o projeto de Baskins, a Antioperationharpoon (https://www.facebook.com/Antioperationharpoon)

Além das acusações de sexismo – afinal, apenas mulheres foram retratadas no site e nas demais redes sociais do The Project Harpoon – houve queixas, também, em relação aos problemas colaterais que este tipo de campanha pode causar. Especialmente nos jovens que sofrem bulliyng devido ao seu peso, ou têm problema de baixa autoestima. Normalmente, os integrantes deste contingente é que são mais suscetíveis aos casos de aneroxia, uma doença silenciosa e que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

Na França, o parlamento aprovou recentemente uma lei que pune com prisão e multa de 10 mil euros quem incentivar a aneroxia. O foco são sites e redes sociais de culto à magreza excessiva como padrão de beleza. Neste quesito, o slogan da Thinner Beauty “Descobrindo a beleza escondida dentro de você” é duplamente lamentável. Ou não?

No Brasil também existe uma visão distorcida em relação a esta questão, veja aqui. Abaixo, os principais pontos da entrevista concedida a 1 Papo Reto:

“NOSSO COMPROMISSO É, ACIMA DE TUDO, COM A SAÚDE”

O que motivou a criação deste site?
Uma das inspirações está ligada à minha própria condição física na infância. Sempre fui um garoto obeso, filho de pais com obesidade mórbida e que tinham inúmeros parentes com o mesmo problema. Quando estava no ensino médio, já pesava 145 quilos ou mais e vivia uma situação delicada, pois não me sentia bem e não tinha uma vida legal. A partir daí, comecei a trabalhar minha mente no sentido de construir uma rota para ter um peso saudável. Para isso, usei o seguinte questionamento: `Se eu pudesse imaginar como seria melhor minha aparência e minha vida se fosse mais magro, o processo seria mais fácil?´.

No decorrer deste processo tive contato com inúmeras pessoas que vivenciavam o mesmo problema e enxergavam os movimentos do tipo `Saúde em qualquer peso´, como sendo algo que glorificava um estilo de vida extremamente ruim para a saúde. E isso está levando muitas pessoas a uma visão distorcida de qual deveria ser o peso ideal.

Você acredita que as pessoas obesas são menos bonitas que as demais?
É claro que não. Obrigado por fazer esta pergunta, pois ela me ajuda a mostrar a falta de entendimento em relação ao nosso movimento. #thInnerBeauty não faz apologia do `seja bonito´ ou `pareça lindo´. Nosso conceito está totalmente focado na saúde. Embora não exista nada de errado em estar acima do peso `normal´ a maioria das pessoas classificadas como obesas são infelizes. A correlação entre excesso de peso e problemas de saúde também é uma realidade e a lista inclui desde doenças do coração e artrite, até o diabetes do tipo 2.

Eu sei disso porque já estive diante de todos os problemas relacionados ao excesso de peso e mudei minha vida porque não gostaria de morrer ser ter a chance de ver meus filhos crescerem. Mas se continuasse com um estilo de vida errado, não conseguiria. Hoje, acredito que minha missão é evitar que outras pessoas caiam nesta armadilha autodestrutiva. Minha mãe era linda, alegre e jovial. Mas a cada dia eu me entrestecia ao vê-la porque sabia que sua condição estética, certamente, a impediria de acompanhar o crescimento de seus netinhos.

Mas um padrão de beleza baseado apenas na magreza não poderia induzir as pessoas, especialmente às meninas, a  desenvolver um quadro de anorexia ou bulimia nervosa?

Trata-se de mais uma pergunta que confunde conceitos em relação a nossa campanha. Não advogamos sobre questões ligadas a padrões de beleza, mas sim da melhoria da saúde das pessoas. Uma coisa não tem relação com a outra. Como jamais passei por episódios de anorexia ou bulimia não me sinto confortável para falar do tema.

A única que coisa que posso falar é que existem pessoas que são lindas, sabem que o são, porém estão se machucando por meio de uma dieta alimentar inadequada. O que posso dizer é que desejo que elas encontrem forças para mudar de atitude. Eu entendo a dor destas pessoas, porque já estive na situação na qual não conseguia nem me olhar no espelho. Eu espero que elas sigam nosso grupo, pois podemos ensinar a recuperar o amor próprio, por meio de uma vida mais saudável. Nosso compromisso, Rosenildo, é, acima de tudo, com a saúde.

Como foi o processo de recrutamento das modelos que posaram para o site?
As fotos são de pessoas que entram em contato conosco ou produzidas por fotógrafos de nossa equipe. Estas pessoas mandam emails para o #thInnerBeauty solicitando que seja feito um trabalho de photoshop para que elas vejam como ficariam se tivessem muitos quilos amenos. Eles acreditam que isso pode ser um instrumento de motivação para adotar uma vida mais saudável, exatamente como aconteceu comigo há alguns anos. Outras imagens foram coletadas na internet e são fotos sob as quais não existem restrições legais de uso.

*Texto atualizado em 26/8/2015

Leia maishttps://paporeto.net.br/lado_b/sob-ataque/