Para sair da zona de conforto

Em seu trajeto de casa até o trabalho, caro leitor, você nunca se deparou com alguma situação que lhe causasse incômodo? Ao assistir o telejornal ou durante a leitura de uma revista, você já se sentiu incomodado com determinada notícia? Difícil encontrar alguém que nunca tenha experimentado um momento de tensão, seguido de frustração, diante dos inúmeros problemas do cotidiano.

Para muitos brasileiros, no entanto, este tipo de mal-estar acabou se tornando uma espécie de chamada para a ação. E, na tentativa de minorar ou mesmo resolver a situação, muitos criam ONGs, se alistam em programas de voluntariado ou criam empresas sociais.

É com integrantes desta tribo que a paulistana Ligia Camargo, graduada em marketing e especializada em negócios e sustentabilidade, conversa a cada quinzena no canal de Youtube Incomodados, lançado no dia 14 de março. O mote é a sustentabilidade de uma forma ampla e baseada em experiências transformadoras. “Minha proposta é apresentar iniciativas que estão mudando um determinado contexto e influenciando a vida de muitas pessoas”, conta. “Com isso, espero ajudar a ampliar e democratizar o debate em torno deste tema”.

Em meio à mesmice que vigora nas redes sociais, a proposta do programa é bastante interessante em diversos aspectos. Primeiro, pela originalidade. Em cada episódio, Ligia e o convidado aparecem numa situação incômoda do ponto de vista físico. Segundo, porque apesar de não ser do ramo audiovisual, ela surpreende pela desenvoltura diante das câmeras. Mais. A produção, a cargo da FaroMídia, é bastante caprichada para uma atração independente e sem patrocínio.

Na estreia, a apresentadora e a empreendedora Talita Campoi Marinho, criadora da Urban Farmers, passam 10 minutos conversando de joelhos sobre uma mesa. Confesso que dá uma certa aflição para quem assiste. Mas o papo rola de forma descontraída e Ligia vai logo dizendo que o “incômodo” garante dividendos sociais reais e imediatos. É que a cada minuto um kit de higiene é doado para o projeto Entrega por SP, que realiza trabalhos com a população em situação de rua.

Com alguns “incomodados” no lançamento do talk show

Ligia se lançou no mundo da comunicação depois que se desligou da Unilever, com o intuito de tirar um período sabático e cuidar das gêmeas, hoje com 16 meses de vida. Mas os planos foram interrompidos quatro meses depois e, coincidentemente, na véspera da estreia do programa.

No início de fevereiro, durante a leitura do jornal, ela viu o anúncio de um processo seletivo para a vaga de gerente de sustentabilidade na Danone Brasil. Decidiu se inscrever e, hoje, concilia as obrigações de mãe com a carreira de executiva na multinacional francesa de produtos lácteos e a função de apresentadora do canal Incomodados.

E como fica o canal no Youtube? Bem, a executiva diz que tentará tocar as duas atividades profissionais de forma paralela. “Fiz o lançamento já com cinco programas gravados. Isso me garante uma boa flexibilidade”, explica. Para não correr riscos, durante o período de pré-produção, Ligia acertou a participação de 15 personalidades que ela garimpou no universo da sustentabilidade em sua longa trajetória neste meio. “Boa parte deles são velhos conhecidos”, conta.

Apesar da desenvoltura diante das câmeras, a dublê de executiva e apresentadora de talk show garante que suas ambições em relação ao mundo da mídia sempre foram modestas. “A ideia é criar uma grande rede de pessoas interessadas em trocar experiências e ampliar o trabalho focado na generosidade e na vontade de mudar, para melhor, a realidade que nos cerca”, diz. “Além disso, seria uma forma de me manter conectada com o mercado de trabalho e o seguimento de sustentabilidade, mesmo durante a pausa na carreira”.

Uma pausa bastante curta, diga-se.

 

SAIBA MAIS SOBRE:

A ONG Entrega por SP

A Komborgânica e a CazaMais

 

(Visited 577 times, 1 visits today)