Da teoria à prática

Algumas pessoas são difíceis de serem definidas em poucas palavras em função das múltiplas atividades nas quais estão inseridas ao mesmo tempo. A paulista Marilena Lino de Almeida Lavorato é uma delas. Graduada em antropologia e marketing, ela acabou encontrando no segmento da sustentabilidade não apenas sua real vocação como também uma espécie de missão de vida.

Desde 1999, quando deixou a área comercial da editora Scipione para seguir carreira-solo, Marilena vem liderando muitas inciativas de fôlego na qualificação do debate e no fomento à adoção de melhores práticas de gestão socioambiental nas empresas. Faz isso por meio da consultoria Mais Projetos Corporativos, do Instituto MAIS e do Programa Benchmarking Brasil que, neste ano, entra em sua 15ª edição.

Mais do que lançar luzes sobre iniciativas exitosas de empresas públicas e privadas o Programa deu origem a um rico acervo, que foi reunido num banco de dados disponível para consulta pública. São nada menos que 356 práticas certificadas, adotadas por 187 empresas. “Nosso objetivo é dar visibilidade ao trabalho e às pessoas que nem sempre aparecem na mídia, mas são vitais para o crescimento do Brasil real”, destaca.

Para figurar nesta elite, as empresas têm de passar pelo escrutínio de 200 especialistas, de diversos países. O grupo inclui acadêmicos, ativistas e cientistas. “Quem define o que é uma boa prática é a sociedade”, diz. “A divulgação dos projetos torna possível compartilhar conhecimento, além de abrir espaço para novas iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável”.

A seriedade e relevância desse trabalho, no cenário nacional, rendeu a Marilena a primeira colocação no prêmio Prêmio Von Martius da Câmara Brasil-Alemanha, na categoria Humanidades, em 2013.

Vencedores do Prêmio Benchmarking Junior 2016

Nós do portal de notícias 1 Papo Reto gostamos de nos ligar a empreendedores de reconhecido talento e apurada qualidade técnica. Por conta disso, temos a honra de anunciar que fechamos uma Parceria de Mídia com a consultoria Mais Projetos Corporativos. Na prática, isso significa que a equipe de articulistas e jornalistas de 1 Papo Reto fará uma cobertura mais próxima do que acontece no universo comandado por Marilena. E não é pouca coisa, viu!

Começamos esta união de esforços já na quinta-feira (9/2), na cobertura do primeiro encontro da edição 2017 dos Fóruns de Sustentabilidade, que acontece em São Paulo. O evento “Inovações, Reflexões e Práticas de Excelência em Proteção e Conservação” contará com a participação de Magno Botelho Castelo Branco, conselheiro da Iniciativa Verde e professor da Universidade Mackenzie.

Os Fóruns começaram a ser realizados em 2000, e fazem parte da estratégia de disseminação das boas práticas empresariais. Para ampliar ainda mais o alcance das iniciativas e fomentar o debate, em todos os níveis, Marilena incluiu os jovens nesta cruzada. Desde 2015, são realizados o Benchmarking Junior e o Hackathon Mais, que reúnem estudantes de escolas técnicos e do nível superior. Estas dinâmicas já resultaram no desenho de 10 apps que versam sobre gestão de resíduos e gestão hídrica.

 

SAIBA MAIS:

Sobre o Banco de Práticas

Sobre o Prêmio Benchmarking Brasil

Sobre o encontro Inovações, reflexões e práticas de excelência em Proteção e Conservação

 

 

 

 

(Visited 43 times, 1 visits today)