Energia-renovável-e-sem-subsídios

Energia renovável e sem subsídios

Quem circula pelas principais capitais europeias não tem dificuldade em encontrar exemplos da força da energia renovável. Eles podem ser vistos desde o sistema de aluguel de bicicletas, patinetes e automóveis elétricos, passando pela frota de Uber que usa, majoritariamente, veículos híbridos e plug-in. O Toyota Prius e o Nissan Leaf são os prediletos. Para convencer os motoristas a deixar de lado o combustível fóssil (gasolina e diesel) foi preciso atacar em duas frentes: subsídios governamentais para reduzir o preço final ao consumidor e uma ampla malha de eletro postos, responsáveis por garantir o reabastecimento do motor, especialmente no caso dos veículos puramente elétricos.

Pois bem. Portugal, que é um dos menores e menos ricos países do Velho Continente, sempre ocupou um lugar de destaque neste debate. Por aqui, a malha de eletro postos é bem distribuída pela capital, Lisboa, e pelas cidades do interior. Na quinta-feira (26) a Terra de Camões deu mais um passo para se manter na vanguarda do setor com a inauguração da Central Solar Fotovoltaica Ourika. Trata-se da primeira do gênero, da Europa, a não contar com qualquer subsídio governamental.

O projeto baseado na cidade de Ourique (região do Alentejo) é comandado por investidores chineses e irlandeses. O empreendimento é composto por 142 mil painéis fotovoltaicos, capazes de gerar 80 gigawatts-hora (GWh) de energia por ano, o suficiente para garantir o consumo de aproximadamente 25 mil famílias. Neste complexo que ocupa uma área de 100 hectares (equivalente a 110 campos de futebol), foram aplicados cerca de 35 milhões de euros.

A energia produzida pela Ourika será colocada no sistema de distribuição da União Europeia, podendo ser comercializada com qualquer país do continente a começar pela vizinha Espanha. A vida útil da usina é estimada em 30 anos. Em entrevista à Rádio e TV Portugal (RTP), estatal de telecomunicações, o ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral, destacou que o projeto ajudará o país no plano de triplicar o suprimento de energia fotovoltaica.

 

 

(Visited 26 times, 1 visits today)