Recursos finitos X necessidades infinitas

Hoje (6/4), numa das salas especiais da Universidade Anhembi Morumbi – Campus da Vila Olímpia, foi realizado o terceiro Fórum de Sustentabilidade com a participação de um público atento e participativo.  Num formato despojado, seniors e juniors debateram esta importante pauta que é a sustentabilidade, numa programação sob medida para aproximar e incluir o jovem neste movimento de valorização das boas práticas socioambientais.

Há mais de 5 anos que o Programa Benchmarking incluiu o jovem de forma efetiva e respeitosa. No Benchmarking o jovem não é apenas público, e nem está ali apenas para ouvir.  O jovem tem voz e apresenta seus projetos, cases e práticas bem sucedidas, que são avaliados e reconhecidos pela metodologia do programa que tem o reconhecimento da ABNT. O programa Benchmarking tem duas modalidades para reconhecer o seu talento e suas iniciativas – Benchmarking Junior e Hackathon MAIS.

Plateia atenta ao debate/Foto: divulgação

Na abertura do Fórum, Marilena Lavorato idealizadora do Programa Benchmarking falou sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda ONU, com uma rápida retrospectiva “Dos ODM aos ODS”. Encerrou sua fala fazendo a conexão dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) com as boas práticas do Programa Benchmarking: “Se os ODS são o mapa de navegação para chegarmos num futuro sustentável, as boas práticas são os passos que daremos nesta direção. Se vamos mais rápido ou com mais firmeza, dependerá da quantidade e da qualidade das nossas práticas”.

Na programação de hoje, tivemos a apresentação do coordenador da Rede internacional de Estudos Sobre Meio Ambiente, professor da Universidade de São Paulo (USP) e editor-executivo da revista Ambiente & Sociedade, Pedro Cortes (de camisa branca, na foto que abre este texto). O professor Pedro é um especialista que fala a linguagem do jovem também, inclusive tem um canal no Youtube chamado O ambiente é Nosso Meio, onde posta vídeos curtos sobre temas ambientais e socioambientais relevantes em formato e linguagem sob medida para o público das mídias sociais, que em sua maioria, são jovens. O professor Pedro fez uma palestra magna sobre recursos hídricos e a história do saneamento em São Paulo, que envolveu profundamente o público.

Além do professor Pedro, o evento contou com uma apresentação dos alunos da escola técnica do SENAI sobre inovações em controle hídrico e a participação de especialistas em games que aplicaram teste-game com a platéia sobre o uso racional da água. O III Fórum de Sustentabilidade que se realizou nesta data foi produtivo e humanizado.  E certamente dará excelentes frutos.

 

SAIBA MAIS:

Sobre os Fóruns de Sustentabilidade

O ambiente é Nosso Meio

 

(Visited 25 times, 1 visits today)