Que tal experimentar a vida em comunidade durante o Carnaval e ainda curtir a Natureza? A Ecovila Clareando e o Sítio Pau d’Água, ambos em Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo, realizam o Carnabarro, uma série de oficinas de bioconstrução usando barro (pau a pique, cob e reboco natural), argila medicinal e de ritmos populares brasileiros (maracatu, cavalo marinho, jongo) de 2 a 5 de março. “É uma forma de mostrar o lado lúdico da bioconstrução com a festa do Carnaval”, afirma o permacultor Edilson Cazeloto, responsável pela curadoria do evento.
É um evento pra quem quer ter contato com a vida simples na roça, pisar na terra com os pés descalços, ouvir o canto dos passarinhos ao acordar, admirar o voo dos tucanos, sentar ao redor de uma fogueira e se divertir. O Sítio e a Ecovila são conhecidos por adotar uma série de medidas “sustentáveis”: captação de água de chuva, uso de energia solar, tratamento natural do esgoto, agrofloresta sintrópica.
Bloco de rua na roça com maracatu
Edilson costuma dizer uma frase em todos os cursos que realiza: “Se não for divertido, não é sustentável”. Além das práticas ecológicas, estão previstos um baile de Carnaval no sábado 2. Na segunda 4, um bloco de rua percorre o trajeto em estrada de terra entre a Ecovila Clareando até o Sítio Pau d’Água.
Natureza é atrativo da região
Tanto a Ecovila quanto o Sítio Pau D’Água situam-se na Serra da Mantiqueira, entre vales e montanhas de Mata Atlântica, a 1.100 metros de altitude. Macacos bugio, esquilos, tucanos e uma fauna selvagem podem ser encontrados nos bolsões destas matas nativas da região. As duas áreas eram um pasto que foram recuperadas, inclusive suas nascentes.
Serviço
Carnabarro – 2 a 5 de março
Ecovila Clareando e Sítio Pau d’Água – Piracaia-São Paulo
Inscrições:
Whatsapp: 11-97130-3335
Eventbrite (até 10x com taxas): https://carnabarro2019.eventbrite.com.br
* Texto produzido pela equipe do The Greenest Post