Cuidado com o estereótipo!

Em 1970, Marvin Gaye fez a seguinte pergunta: “What’s Going On” (O que está acontecendo?). Quando leio ou vejo alguma reportagem sobre educação, também me faço essa pergunta. O que está acontecendo? Não precisamos mais de professores e nem de escolas. É isso? A escola é retratada como um ambiente hostil dominado por indisciplina e agressões.

O clima descrito é de apreensão. Mães relatam a angústia de deixar o filho na escola e não saber como ele vai voltar, ou se vai voltar. Nas redes sociais vídeos de alunos brigando na porta Dos estabelecimentos de ensino estão entre os mais vistos.

A imagem do professor é de dar pena, assusta mais que a de um fantasma, é enxergado como um coitadinho que não vê a hora de mudar de profissão.
Em boa parte da cobertura da mídia sobre a rede pública predomina o pessimismo, tamanha é a falta de perspectiva que fica difícil imaginar que possa existir alguma solução.

Não defendo aqui aquele ditado popular que diz: “Ruim com ele (a), pior sem”. Não acho que como está deva ficar pois assim está bom. Pelo contrário, sou professor da rede pública estadual de São Paulo, conheço muito bem todos os problemas.

Entretanto, existe o outro lado, tanto da escola pública como dos profissionais e também dos alunos que nela circulam.

É difícil de imaginar, mas existe alegria, descontração e criatividade na escola pública. Pelos corredores se ouvem gargalhadas, os professores e os alunos também dão risada e se cumprimentam sorrindo, pasmem! Quantas e quantas mentes de alunos e profissionais brilhantes e dedicados estão na rede púbica? Milhares, mas eles pouco aparecem nos noticiários.

E qual é a razão?

Diariamente, lemos ou ouvimos notícias negativas sobre a escola pública, esse fato não ocorre por nada. Ele tem a intenção de criar o hábito de associar a escola pública a algo ruim. E, dessa forma, colocar em descrédito toda a instituição e também a capacidade dos profissionais.

Fique atento, todo estereótipo tem a função de desvalorizar.

CAMPANHA: SALVE A PROFESSORINHA!
Um espaço dedicado ao debate dos dilemas de professores da vida real.