Ativismo de resultados

Ativismo de resultados

 Ajude 1 Papo Reto a continuar divulgando as grandes iniciativas em ESG, inovação e empreendedorismo de impacto social: ANUNCIE ou faça uma DOAÇÃO

 

Que tal manter a forma física e ainda colaborar para um movimento global de solidariedade? Esse é o mote do EarthWalk2021, uma iniciativa da ActionAid. A ONG, que atua em 43 países, desembarcou no Brasil em 1999 e desde então já beneficiou 21 milhões de pessoas com programas nas áreas de educação e desenvolvimento socioeconômico. O EarthWalk2021 se destina a chamar a atenção para os efeitos danosos das mudanças climáticas na vida das populações mais vulneráveis na África e na América Latina.

Recente estudo realizado pela Organização Meteorológica Mundial, ligada à ONU, mostrou que o aumento da temperatura na África foi acima da média global, em 2019. Por conta disso teme-se a ocorrência de inúmeros impactos climáticos no continente, nos próximos anos. Um deles é o derretimento das três grandes massas de gelo, como a existente no cume do monte Kilimanjaro (na Tanzânia), até 2040.

Nos países em fase de desenvolvimento econômico, que contam com uma infraestrutura mais precária, os prejuízos econômicos e sociais são sempre mais graves em relação aos países ricos. O que mostra a importância dessa campanha e o grande engajamento de ativistas do continente africano.

Mesmo antes do aquecimento global, o continente africano já convive com os impactos adversos decorrentes de crises globais, como a emergência sanitária, econômica e social trazida pela pandemia de COVID-19. Exemplo: no ano passado, houve um incremento de 40% no número de pessoas em situação de insegurança alimentar nos 54 países do continente, em relação a 2019.

A edição 2020 do EarthWalk registrou 121.711 quilômetros percorridos, o equivalente a três voltas no globo terrestre. As fotos que ilustram esse texto foram clicadas pelo voluntários da ActionAid em Zâmbia, Nigéria e Zimbábue. Para participar basta se cadastrar no site da campanha e usar a hashtag da campanha (#CadaPassoConta). A ambição dos organizadores é usar essa mobilização como forma de chamar a atenção sobre a emergência climática e pressionar representantes de empresas e governos, reunidos na COP26, em Glasgow.

E aí, vamos caminhar?