Poluição que mata a vida, em São Paulo

Não será por falta de aparato legal, tampouco de pressão da sociedade que a poluição atmosférica causada pelos ônibus movidos a diesel continuarão fazendo vítimas no Brasil. Especialmente na cidade de São Paulo, onde a Lei Municipal do Clima (Lei n°14.933/2009) determina que a partir do próximo ano a frota que atende os paulistanos seja 100% movida a combustíveis renováveis e eletricidade. As opções existem e algumas são produzidas aqui mesmo, no Brasil, como o biodiesel e o diesel de cana.

Mas, por que essa medida seria tão importante, uma vez que todas as grandes cidades brasileiras convivem, faz tempo, com frotas movidas a combustíveis derivados de petróleo? Essa questão é bastante explicitada em texto publicado, ontem (18/5), no site do Greenpeace. De acordo com artigo assinado por Rodrigo Gerhardt, a poluição causada pelo diesel mata cerca de 12,7 mil pessoas, por ano, vítimas de doenças respiratórias. Além disso, a conversão da frota poderia, também, gerar economia de R$ 3,8 bilhões até 2050.

Entenda porque no texto que pode ser acessado aqui

Foto: Daniel Kfouri/ divulgação: Greenpeace