A Rede Gerando Falcões (RGF), que atua em periferias e favelas do Brasil, decidiu pedir ajuda ao mundo digital para ampliar o impacto causado no "mundo real". Para dar conta desta tarefa, a direção da ONG acaba de criar um Comitê Digital formado por notáveis. A lista inclui a digital influencer Shantal Abreu, o diretor de arte Eco Moliterno, o cofundador do Canal Desimpedidos, André Barros, a diretora de marketing da 99, Stella Brant, Kondzilla, o maior produtor de conteúdo do YouTube na América Latina, e o Business Development Manager da Google, Cássio Brandão.
"Reunimos um dos maiores especialistas de marketing digital do país, e que têm contato, familiaridade e afetividade com o trabalho da Rede Gerando Falcões", explica a gerente geral de marketing e comunicações da RGF Jessica Feitosa, que está à frente da organização do Comitê, ao lado de Edu Lyra, fundador e CEO da ONG.
O grupo terá uma função de ajudar na estratégia de criação de novos produtos e reposicionamento de marca, além de levar a filantropia para o centro dos debates nas redes sociais e, por conseguinte, aumentar as doações às causas sociais. De acordo com Relatório Tendências Globais de Doações (givereport.ngo), pesquisado pela a Nonprofit Tech for Good, 46% dos doadores na América do Sul preferem doar online. No entanto, boa parte desse dinheiro é destinada a trabalhos de organizações fora do território nacional.
A ideia é criar mecanismos e ações que garantam que uma fatia maior desses valores seja aplicada em projetos dentro do país. "Claro que a ajuda é universal, mas temos uma necessidade gigante no Brasil e vamos utilizar o potencial deste time para encontrar soluções de impacto para nosso país"', disse Jessica. A Gerando Falcões foi criada em 2011, em São Paulo, com o objetivo de desenvolver oportunidades nas áreas de educação e de geração de renda para jovens moradores de áreas carentes. Hoje, a ONG possui oito unidades, sendo cinco em São Paulo e as demais em Belo Horizonte, Maceió e Vitória.
