Itaú Cultural sediará premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras. Unilever confirma cota ouro

Itaú Cultural sediará premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras. Unilever confirma cota ouro

A edição 2024 do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira já tem data, hora e local confirmados: 11 de novembro, 19 horas, no Itaú Cultural, em São Paulo. A premiação também já recebeu a confirmação da Unilever, que apoiou a primeira edição, em 2023, e que neste ano fechou a cota ouro com os organizadores.

Iniciativa conjunta da newsletter Jornalistas&Cia, do portal Neo Mondo, do site 1 Papo Reto e da Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação (Rede JP), o Prêmio +Admirados tem entre seus principais objetivos apoiar a diversidade no jornalismo, valorizar a presença dos jornalistas negros e negras nas redações do País e associar-se à luta antirracista, essencial para a reparação das injustiças que têm como origem os preconceitos e a discriminação racial ainda presentes, inclusive de forma estrutural, na sociedade brasileira.

“O espaço privilegiado do Itaú Cultural dialoga com muitos dos valores compartilhados pelos organizadores do Prêmio. Afinal, o IC tem abrigado eventos que celebram a importância e o talento de brasileiras e brasileiros em geral, com destaque para integrantes da comunidade afro”, destaca Rosenildo Ferreira, fundador e editor-chefe do site de notícias 1 Papo Reto.

 

WhatsApp Image 2024 07 03 at 14.55.27 1

 

Outro destaque da premiação, conforme esclarece Oscar Luiz, presidente do Instituto Neo Mondo, é a preocupação com a agenda ESG, tendo em vista o próprio espírito do projeto e das organizações que o realizam. “Temos de dar o exemplo”, diz ele, “e por isso todo o ciclo do projeto será Carbono Neutro, conforme atestado pela GSS Carbono e Bioinovação”.

O evento será CARBONO NEUTRO, atestado pela GSS Carbono e Bioinovação,

Prêmio destaca profissionais e veículos

Realizado em dois turnos de votação – o primeiro de livre indicação e o segundo para a definição dos vencedores – o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira homenageia e distingue tanto os profissionais quanto os veículos de comunicação.

 No caso dos profissionais, a premiação contempla as seguintes categorias:

  • TOP 50 Brasil – destacando os profissionais de redação que produzem conteúdo
  • TOP 5 Imagem/Vídeo – destacando os profissionais fotógrafos e cinegrafistas
  • Campeões Regionais – destacando, entre os TOP 50 Brasil, os profissionais mais votados em cada uma das cinco regiões do País (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)

No caso dos veículos, serão contemplados os:

  • Veículos Gerais TOP 5 – categoria focada nos veículos gerais de todas as plataformas informativas que tenham a pauta racial como prioridade editorial
  • Veículos Liderados por Jornalistas Negros TOP 5 – categoria focada nos veículos liderados por jornalistas negros que tenham a pauta racial como prioridade editorial

Todos os eleitos farão jus ao Certificado de +Admirado e serão convidados para a cerimônia de premiação, ocasião em que serão anunciados os TOP 10 e o Pódio Brasil, entre os profissionais de redação que produzem conteúdo, além dos campeões regionais e dos campeões das categorias Imagem/Vídeo, Veículos Gerais e Veículos Liderados por Jornalistas Negros.

O prêmio contempla ainda três premiações especiais, os troféus Tim Lopes concedido à Revelação do Ano; Glória Maria, à Personalidade do Ano; e Luiz Gama, ao Decano e à Decana do Jornalismo do Ano.

Empresas interessadas em apoiar a premiação podem entrar em contato com Oscar Lopes Luiz pelo whats 11-98234-4344.