A falta do leite materno pode representar um risco no desenvolvimento saudável do bebê. Especialmente dos que nascem de forma prematura. Pensando neste contingente, cujas mães ainda não conseguem produzir o alimento para seus filhos, foram criados os Bancos de Leite Materno. O Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), se destaca neste campo. Contudo, ainda resta muito a ser feito.
Para incentivar a doação de leite materno, a Dove Baby, marca de cuidados de higiene de bebês controlada pela Unilever, lançou, hoje (10/5), a campanha Seu Leite Pode Salvar Vidas que mostra algumas histórias envolvendo crianças beneficiadas com as doações. A série de filmes curtos, com duração de 1m40s, é o ponto alto do projeto que também procura atacar diversos mitos que rondam a doação de leite materno. 1 Papo Reto conversou com a diretora de marketing de Baby Dove, Livia Malouf.
O que motivou a Dove a trazer esta campanha para o Brasil, uma vez que o país é referência em doação de leite materno, do mundo, com 72,9% do armazenamento global?
Apesar de o Brasil ser o país que tem o maior número de doadoras, o nível dos estoques ainda não é capaz de atender todos os bebês prematuros internados em UTI Neonatal. De acordo com dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, de 625.750 bebês nascidos no Estado de São Paulo, em 2014, 79.375 eram prematuros e apenas 26.826 receberam leite proveniente de doação, o que representa um déficit de 70%.
Existem alguns mitos e preconceitos em relação tanto à doação quanto ao uso do leite depositados nos bancos. Muitos temem passar para o bebê doenças transmissíveis e/ou congênitas. A campanha ataca este tipo de problema?
Para fazer a causa mais conhecida e, consequentemente, estimular o aumento das doações, a marca está investindo em uma campanha forte de sensibilização, que mostra a importância dos bancos de leite e do leite de doação na vida de bebês prematuros. A frente educacional também se faz importante para diminuir a taxa de descarte de leite doado, que hoje chega a 30%. Por isso, estamos trabalhando em um vídeo educacional com o passo a passo para a doação, além de disponibilizar o site com essa e outras informações. No site da campanha nas sessões “mitos e verdades” e “como doar” temos todas as informações necessárias sobre quem pode ser doadora, e os procedimentos de doação para evitar qualquer tipo de contaminação.
É importante destacar que os bancos de leite são regidos por um rígido padrão de controle de qualidade, sendo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano reconhecida pela OMS como a mais complexa do mundo, servindo, inclusive, como referência para outros países. Para a doação, são utilizados os exames de pré-natal, além de toda a análise e pasteurização do leite.
Do ponto de vista institucional, qual o objetivo da campanha para a Unilever?
Queremos ampliar nosso conceito de cuidado superior para incentivar mães a ajudarem outras mães que enfrentam problemáticas reais. A prematuridade é a principal causa de mortalidade de bebês com até 7 dias de vida. Filhos nascidos prematuros precisam de mais atenção e suporte e a causa da doação de leite materno traduz o que queremos transmitir com cuidado superior.
A campanha Seu Leite Pode Salvar Vidas está alinhada com os valores e com o plano de sustentabilidade da companhia, que define a visão da Unilever: `gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade´.
Quem é que fez a produção e a curadoria das personagens que narram suas histórias no site?
Baby Dove realizou um trabalho de pesquisa, juntamente com o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, para selecionar as mães e seus próprios bebês que participariam desta campanha. Selecionamos mães que ilustram a essência do projeto: mães reais e seus bebês, com grandes histórias, e acima de tudo, que trazem o forte apelo em como o banco de leite humano foi importante na vida delas e dos seus bebês. A In Press Porter Novelli é a agência responsável pela criação da campanha e desempenhou o papel de auxiliar no processo de captação dessas mulheres.
Durante quanto tempo a Dove trabalhou nesta campanha até a sua ativação?
Estamos trabalhando na concepção do projeto desde 2015.
SAIBA MAIS: