Por Carolina Stanisci
A cada semana, grafites elaborados por moradores de Cubatão (SP) cobrem um novo pedaço do muro de 3 quilômetros paralelo à linha férrea. Os participantes do projeto Da Linha pra Frente, desenvolvido pela concessionária de ferrovias Rumo, dão sequência ao trabalho artístico todas as segundas, terças e quartas-feiras.
O muro, erguido pela concessionária como medida de segurança, tornando-se aos poucos uma extensa obra de arte, mudando a paisagem dos bairros Vila Natal, Vila Noel, Costa Muniz e Vila Esperança. O projeto começou em abril de 2015, com debates que resultaram em oficinas de arte e obras em grafite.
Participam alunos de sete escolas e representantes de quatro ONGs e duas associações de moradores. São cerca de mil pessoas envolvidas, numa região de 30 mil habitantes.
O projeto promove arte e difunde informações importantes, avalia o grafiteiro Marco Tuim, um dos idealizadores do projeto. Entre os temas que inspiram as obras estão segurança ferroviária, conservação ambiental e convivência.
“Trabalhamos de maneira contínua para que a comunidade tenha acesso a mais informação”, afirma a coordenadora de licenciamento ambiental da Rumo, Silvia Azuma. “É nosso dever sensibilizar e conscientizar os moradores sobre as atitudes sustentáveis no dia a dia e a segurança ferroviária. Esse projeto aproxima ainda mais a comunidade da empresa, contribuindo para uma convivência harmônica. ”
Sobre a Rumo
A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, 966 locomotivas, 28 mil vagões e quase 12 mil funcionários diretos e indiretos. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.