Bolo de milho e pé de moleque combinam com festa junina? Combinam, sim senhor! E com Copa? Também, pois beliscar durante os jogos é irresistível!Pamonha, quentão e vinho quente, bolo de milho, pé de moleque é com a gente! Se todo ano, as nossas festividades de meio de ano - arraiais, quermesses e festas de São João - arrasam na comilança, imagina na Copa. Com todo mundo nervoso na frente da TV, a vontade é não parar de beliscar, certo? Pensando nisso, preparei duas receitas, para celebrar esse junho agitado.
Chame a família, os amigos e até os gringos, e arrase no sabor e na decoração de bandeirinhas verde-amarelas. Afinal, se é para gritar gol, que seja com sabor de sobra.
Para deixar sua casa no espírito de São João e da Copa do Mundo, compartilho duas receitas típicas dessa época. São muito gostosas e fáceis de fazer. Bons festejos procês!
Bolo de milho verde (foto no alto)
4 espigas de milho
3 ovos
300 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
240 g de farinha de milho flocada (1 xícara)
360 g de açúcar (1 xícara e meia)
1 colher de sopa de fermento químico em pó
½ coco ralado
Modo de Preparo:
Tire os grãos de milho com uma faca. No liquidificador, bata todos os ingredientes, sendo o fermento o último ingrediente a ser colocado. Unte uma fôrma média com manteiga e farinha de milho. Coloque a massa do bolo na fôrma e asse em 180°C por uma hora.
[caption id="attachment_4532" align="alignleft" width="300"] Hummm...É de dar água na boca![/caption]
Pralinée de Amendoim (falso pé de moleque)
250 g de açúcar
300 g de amendoim cru sem casca
100 ml de água
1 canela em pau
1 folha de papel manteiga
Modo de preparo:
Forre o papel manteiga em uma superfície lisa. Numa panela funda e grossa (de preferência panela de aço inox ou de ferro), coloque o açúcar, a água e a canela e ligue em fogo médio.
Ao entrar em ebulição, deixe ferver por 5 minutos. Retire a canela com um garfo e, em seguida, acrescente o amendoim e mexa sem parar, o açúcar vai começar a cristalizar, a ficar com aspecto de farofa. Abaixe o fogo da panela e continue mexendo até que o açúcar volte a derreter. Após derreter todo o açúcar, desligue o fogo e derrame o amendoim em cima do papel manteiga. Espere esfriar, e quebre em pequenas porções.
Maílson da Silva sempre foi um ótimo aluno em matemática e física. Por isso todos achavam que esse paulistano iria seguir os passos de Bill Gates e Steve Jobs. Ele também. Tanto que cursou Mecânica de Produção na Fatec-SP.Mas como sua real vocação sempre foi viver entre caçarolas, panelas e o forno, um dia Maílson largou tudo e foi estudar gastronomia na Hotec (SP).Hoje, trabalha no restaurante Trio, se tornou um pesquisador de receitas e, acima de tudo, um defensor intransigente da Baixa Gastronomia