Encontro inédito busca construir uma orientação estratégica para a ciência e inovação no Brasil

Encontro inédito busca construir uma orientação estratégica para a ciência e inovação no Brasil

Por Angélica Queiroz, especial para COALIZÃO VERDE (1 PAPO RETONEO MONDO e O MUNDO QUE QUEREMOS)

No dia 31 de outubro, a World-Transforming Technologies (WTT) e a Agência de Inovação da USP (Auspin) realizam, em São Paulo, o 1º Fórum Brasileiro de Inovação Orientada por Missões. O evento inédito ocorre no Inova USP e busca contribuir para a qualificação e disseminação da prática de inovação orientada por missões no Brasil. 

 De caráter multisetorial e para convidados, o evento contará com painéis, estudos de caso e mesas temáticas que integrarão conhecimentos e capacidades em torno do tema e buscará elaborar um compromisso coletivo para a implementação dessa agenda a nível nacional. Representantes de órgãos públicos, pesquisadores, cientistas, acadêmicos, gestores, empresários e lideranças de movimentos sociais estarão reunidos em discussões pragmáticas sobre como concretizar essa abordagem. 

“O Brasil se encontra em um momento de retomada de investimentos e de reconstrução de políticas de ciência, tecnologia e inovação. Há uma aceitação cada vez mais ampla sobre a importância do país adotar uma agenda de inovação orientada por missões, mas não há clareza sobre como fazer isso na prática”, avalia Andre Wongtschowski, Diretor de Inovação da WTT. Além de focar em discussões sobre aspectos práticos e ferramentais do tema, o Fórum busca integrar atores que ainda não estão envolvidos neste debate, fortalecendo assim a representatividade nesta construção coletiva e garantindo a ela maior pluralidade. 

Missões usam a inovação para resolver um desafio ou promover uma mudança social ou ambiental de grande escala, são ambiciosas e mensuráveis, e possuem um prazo delimitado para serem alcançadas. Elas requerem um papel ativo do setor público em suas definições e lideranças, mas também necessitam da colaboração de atores privados, academia e terceiro setor na orquestração de recursos e esforços multisetoriais. 

Em parceria com diversos atores dos setores público e privado e organizações da sociedade civil, WTT e Auspin buscam, no Fórum, construir caminhos que aproximem o país de adotar essa agenda tão importante para o seu futuro.

Com a troca de conhecimentos e experiências do Fórum, espera-se que o Brasil dê passos concretos rumo a uma abordagem de inovação orientada por missões, onde a colaboração entre setor público e privado, academia e sociedade civil se torna a base para um conjunto de inovações com propósito e impacto.

1º Fórum Brasileiro de Inovação Orientada por Missões

31 de outubro de 2023 | 9h às 18h

Inova USP – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-020

Evento para convidados

Programação: Painel de Abertura, Jornada das Missões, Estudos de Caso e Mesas Temáticas

Organização: World-Transforming Technologies

www.wttventures.net | wttventures.net/forum/

Correalização: Agência de Inovação da USP

Apoio: Agni, Arapyau, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Clima e Sociedade, FJBSA, Fundação Avina, Ibirapitanga, Coca-Cola

Apoio Institucional:  Associação Brasileira de Software, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Departamento de Política Científica e Tecnológica- DPCT-Unicamp, UNESCO, Inova Unicamp, Inova USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Concertação pela Amazônia, Pacto Global, Confederação Nacional da Indústria, IQC.

Imagem: divulgação

Coalizão Verde

Autor: Coalizão Verde

Sobre o/a Autor(a) Coalizão Verde é a união dos portais de notícias Neo Mondo, O mundo que queremos e 1 Papo Reto com o objetivo de maximizar os esforços na cobertura de temas ligados à preservação ambiental.


Últimos artigos: