Na onda da mobilidade verde, a paulistana XF&T, da área de mobilidade, investe em veículos elétricos para celebridades, empresários e o C-level

Na onda da mobilidade verde, a paulistana XF&T, da área de mobilidade, investe em veículos elétricos para celebridades, empresários e o C-level

Por Rosenildo Ferreira, especial para COALIZÃO VERDE (1 PAPO RETO e NEO MONDO

Quem tem mais de 40 anos deve se lembrar da teoria Tostines ("Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?") sendo usada como base para explicar o desempenho de determinados setores econômicos. Este paradoxo foi comumente aplicado a serviços que poderiam ser de amplo consumo, mas para os quais havia pouca procura, especialmente quando comparada a dos mercados maduros da Europa ou dos Estados Unidos. Foi diante deste dilema que o segmento de locação de veículos trafegou ao longo de décadas, enquanto persistiu a dúvida se a demanda era pequena porque o preço era elevado ou se o preço elevado decorria da baixa demanda. Na última década, porém, o setor tem experimentado um crescimento bastante expressivo, saltando de um faturamento de R$ 16,28 bilhões, em 2015, para R$ 52,9 bilhões no ano passado.

Colaboraram para essa aceleração vertiginosa os serviços de aplicativos de transportes, como Uber e 99, e o movimento de terceirização de frotas, além de mudanças conceituais no mindset de muitas pessoas. “Durante muito tempo, os brasileiros tiveram uma relação de posse com bens de alto valor como o automóvel. Isso mudou e, hoje, o leasing (aluguel) é mais bem aceito no mercado”, diz Heron Gerard, fundador e CEO da XF&T, holding que reúne duas empresas de mobilidade: Talent Drivers e X-Fleet. Para se destacar em um segmento sem barreiras de entrada e que reúne 32 mil concorrentes, a XF&T desenvolveu um modelo de negócio que lhe garantisse uma espécie de vacina natural em relação aos competidores.

Fez isso por meio da oferta de serviços únicos, focados em duas vertentes: o segmento de luxo e o atendimento a executivos de alto escalão, o chamado C-level de grandes empresas. Para estes contingentes a XF&T dispõe de uma frota composta de veículos de luxo, como Mercedes, Audi e BMW, todos devidamente blindados. É nestes bólidos que embarcam os passageiros da Emirates Airlines quando chegam ao Brasil, ou os hóspedes das suítes presidenciais de hotéis padrão cinco e seis estrelas do eixo Rio-São Paulo, como Copacabana Palace, Tangará e Grand Hyatt, em seus deslocamentos pela cidade.  

Heron Gerard Ferreira 1 papo retoA paixão por automóveis foi o mote para Heron criar duas empresas de mobilidade verde 

Atendimento qualificado e segurança são importantes. Sem dúvida. Contudo, em um nicho altamente competitivo estes itens tendem a ser tornar commodities. Afinal, nada impede que os concorrentes sigam na mesma trilha. Por conta disso, os gestores da XF&T vivem sob o imperativo da inovação constante. É neste ponto que a larga experiência de 25 anos nos quais Heron atuou em grandes empresas de logística e de locação de veículos, além da especialização em gestão a partir de cursos . “A paixão por carros me levou para o setor de locação e a vontade de fazer algo inovador foi o grande combustível para eu me lançar na trajetória de empreendedor, com a criação das startups”, conta. E é com a agilidade típica de empreendimentos disruptivos que a XF&T faz suas correções de rota para se manter sempre na dianteira do nicho de logística premium.  

A mais recente iniciativa é a adesão ao conceito de mobilidade verde, um item que passou a ser mandatório para os clientes corporativos comprometidos com a meta de emissão zero, no âmbito da Agenda Global 2030, pactuada com governos e entidades multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Some-se a este grupo as personalidades adeptas de um estilo de vida mais sustentável. Estes contingentes são atendidos pelos 200 automóveis híbridos ou elétricos, que constituem cerca de 20% da frota da empresa. Trata-se de um número robusto quando levamos em conta que o total de eletrificados do setor é de apenas 14.951 unidades, de acordo com dados da ABLA. “Nosso objetivo é que o portfólio seja composto integralmente de carros não poluentes”, destaca  César Ortiz, diretor de marketing da XF&T. “O que nos impede de avançar ainda mais rápido é a limitada infraestrutura para abastecimento de motores elétricos.”

Assim como aposta em veículos não poluentes, o fundador da XF&T também investe pesado em mão de obra. Quem opta por uma locações que inclui o serviço de motorista é atendido por um profissional poliglota e que possui curso de direção defensiva. A seleção da equipe e seu trabalho são acompanhados de perto pelo fundador das duas startups, um amante de longa data do mundo da velocidade. “Quando era adolescente, eu me oferecia para lavar o carro da família, apenas para garantir o direito de dar uma volta no quarteirão”, recorda.