País não cumpre metas da Unesco para educação

Em 2008 a Unesco preparou o Relatório de Monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008 com o propósito de avaliar se o Brasil alcançaria as metas determinadas pelas Nações Unidas. Só para esclarecer: Educação para Todos é um conjunto de seis objetivos que a Unesco traçou para priorizar o acesso a um dos direitos fundamentais de todos, a educação. Um por um eis o que são e a avaliação da Unesco sobre o Brasil:

Objetivo 1. Ampliar e aperfeiçoar os cuidados e a educação para a primeira infância, especialmente no caso das crianças mais vulneráveis e em situação de maior carência
Existe uma grande chance de o Brasil atingir o Objetivo 1.

Objetivo 2. Assegurar que, até 2015, todas as crianças, particularmente as meninas, vivendo em circunstâncias difíceis e as pertencentes a minorias étnicas, tenham acesso ao ensino primário gratuito, obrigatório e de boa qualidade.
O Brasil se situa entre o grupo de países que contam com alta probabilidade de atingir o Objetivo 2. No entanto, o progresso alcançado nas condições de acesso não é igualmente verificado quando são consideradas as taxas de repetência e abandono e os baixos índices de desempenho escolar deste nível de ensino: a universalização da educação primária não tem significado a universalização do acesso aos conhecimentos básicos.

Objetivo 3. Assegurar que sejam atendidas as necessidades de aprendizado de todos os jovens e adultos através de acesso equitativo a programas apropriados de aprendizagem e de treinamento para a vida.
A desigualdade entre as condições de acesso e os aproveitamentos escolares entre os jovens e adultos brasileiros pode prejudicar o alcance do Objetivo 3.

Objetivo 4. Alcançar, até 2015, uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos, especialmente no que se refere às mulheres, bem como acesso equitativo à educação básica e contínua para todos os adultos.
É alta a probabilidade de que o progresso alcançado pelo país não seja suficiente para atingir a redução desejada no Objetivo 4.

Objetivo 5. Alcançar em 2015, igualdade de gêneros na educação, visando principalmente garantir que as meninas tenham acesso pleno e igualitário, bem como bom desempenho, no ensino primário de boa qualidade. Obs.: o objetivo dizia que era importante eliminar, até 2005, as disparidades de gênero no ensino primário e secundário.
A paridade e a igualdade de gêneros, preconizadas no Objetivo 5, não devem ser alcançadas pelo Brasil até 2015.

Objetivo 6. Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar a excelência de todos, de forma a que resultados de aprendizagem reconhecidos e mensuráveis sejam alcançados por todos, especialmente em alfabetização linguística e matemática e na capacitação essencial para a vida.
O Brasil tem pouca chance de alcançar o Objetivo 6 até 2015.

Em resumo, o Brasil atinge um objetivo em 2015, talvez chegue a mais um, mas não vai conseguir cumprir os outros quatro. Assim, a Unesco classifica o Brasil no seleto grupo de 53 países que ainda não atingiram e nem estão perto de atingir os Objetivos de Educação para Todos até 2015.

Para não dizer que tudo é lama, é bom que se saiba que o acesso ao ensino fundamental no Brasil está quase universalizado, com 94,4% da população de 7 a 14 anos incluídos nesse nível de ensino. E a proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio é mais que o dobro da existente em 1995.

Assim, há um diagnóstico bem interessante de uma parte da educação no Brasil que lamentavelmente não será lido pelo ministro da Educação, simplesmente porque ele prefere fazer articulação política imediata ao invés de pensar no futuro.

Por Fernando Neves, jornalista e sócio da Argonautas Comunicação & Design