A escola pública assusta

Por que a escola pública causa tanto medo no sr. governador do estado de São Paulo? Esse fato é comprovado pela resistência que ele teve em negociar com os professores na última greve e também pela imposição da reorganização das escolas públicas estaduais. Mas por que tanto ódio e medo da escola pública? Após pensar e repensar sobre essa questão, a conclusão à que chego é a seguinte: a escola pública é uma conquista popular e um espaço em disputa por diversos interesses, portanto, tentar desconstruir essa conquista é uma forma de impedir que a classe popular possa se organizar.

Outro ponto muito temido pelo sr. governador é que muitos professores da rede pública têm a mesma origem que os alunos, ou seja, essa identificação de classe é fundamental para decidir a qual interesse vai atender o ensino.

Imagino o calafrio do governador, ao imaginar que essa identificação do aluno com o professor possa despertar interesses em conhecer a história, geografia, língua portuguesa que não são retratadas pelos livros oficiais e nem pelas apostilas.

Esses “detestáveis” professores que insistem em provocar os alunos para que eles se vejam como sujeitos e não como objetos da educação.
O professor também é temido porque ele é fundamental para problematizar e provocar não só o aluno, como também o pai, a entender o que está por trás dessa “boa intenção” de organizar as escolas por ciclos. Várias questões serão suscitadas.

Essa medida, de melhoria, não tem nada. Ela é uma retaliação do governo à bravura dos professores que o enfrentaram durante a greve. O governador está descontente pelas derrotas nos tribunais e por ter que pagar os dias em greve.

Essa mudança nada mais é do que uma vingança do governador. As alterações vão fechar centenas de escolas, desempregar milhares de professores e superlotar as escolas que restarem. E tudo isso porque o governador está com birra dos professores, vê se pode! Essas medidas são um aviso aos professores e também aos alunos de que o governo ainda continua em guerra contra a escola pública, Já que não conseguiu calar a todos ainda. A tática agora é dividir para tentar calar de vez.

 

Vanderlei Alves dos Santos é professor da rede pública estadual de São Paulo. Até o início do ano, foi blogueiro de 1 Papo Reto e, atualmente, colabora como colunista convidado