Racismo no esporte no alvo

Com tantos episódios de racismo vindo à tona nos gramados brasileiros, a oportunidade de fazer um amplo debate era literalmente bola cantada. Assim, com o objetivo de encontrar propostas e soluções para o gravíssimo problema, foi dada a partida para o seminário Racismo no Esporte – da Educação ao Legado Olímpico, que será realizado nesta sexta-feira, 13/11. 

Quando mencionamos “amplo”, certamente não é modo de dizer. Foram convocados para a tarefa profissionais de diversas áreas para nada menos que oito rodadas de debates. Juristas, como o promotor de Justiça em São Paulo Nadir de Campos, um dos raros negros do Ministério Público no Estado; esportistas de alta performance, como os ex-atletas olímpicos Daiane dos Santos e Robson Caetano; acadêmicos e pensadores, do Brasil e do exterior, como a dra. Allison Brow, da Perdue University; executivos de empresas do banco Bradesco. E muito mais gente. É bom dizer: de todas as áreas – e de todas as etnias.

É claro que não poderiam faltar jornalistas neste balaio. Na mesa intitulada “Racismo e Comunicação Social: o papel da mídia esportiva”, o fundador de 1 Papo Reto, Rosenildo Ferreira, vai mediar o debate entre conhecidos profissionais como Vladir Lemos (TV Cultura),  Álvaro José e Eduardo Vaz (TV Record), Celso Unzelte (Placar). Também estarão presentes a ativista americana Kiratiana Freelon e Marcelo Carvalho, do Observatório de Discriminação Racial no Futebol.

A ideia não é ficar apenas na reflexão. Ao final do dia, no Memorial da América Latina (Auditório da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência), será apresentada uma espécie de Carta Compromisso para firmar o que foi dito e mirar no futuro. Estão confirmadas para o encerramento autoridades como o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, entre outros.

A iniciativa de falar sobre o racismo no esporte está inserida no âmbito da quarta edição da IV Conferência Internacional Educação, Conhecimento, Diversidade e Ações Afirmativas. O evento, de duração de um dia, faz parte das celebrações do Mês da Consciência Negra. A realização é da Universidade Zumbi dos Palmares e ONG Afrobras.

Racismo no Esporte – da Educação ao Legado Olímpico
13 e 14/11 – 
campus da Uninove da Barra Funda (Avenida Doutor Adolfo Pinto, 109)
e Memorial da América Latina
Grátis
Veja mais sobre a conferência e sua programação aqui
As inscrições são grátis e podem ser feitas aqui