Wikipedia e o aquecimento global

Esta história saiu no excelente site gringo Tree Hugger. Um cientista estudioso da chuva ácida vem observando as edições feitas sobre o assunto na Wikipedia, desde 2003. A chuva ácida, diz o dr. Gene E. Likens, não é um termo controverso na ciência e, apesar disso, toda hora aparece uma distorção.

Agora, imagine isso em relação a polêmicas que dividem o mundo da ciência, como o aquecimento global. Likens procurou um geógrafo, Adam M. Wilson, também norte-americano, para investigar três termos: chuva ácida, evolução e aquecimento global.

O resultado das buscas feitas pelos dois, que se debruçaram em dez anos de edições, é surpreendente, principalmente se comparado às raras edições de termos científicos menos controversos, como heliocentrismo. Os dois pesquisadores contaram, em “aquecimento global”, 2 a 3 edições por dia, com mais de 100 palavras alteradas.

Há mais alterações onde há controvérsia, concluíram Likens e Wilson. E, pior, nem sempre as edições são acuradas.

A Wikipedia se denomina a “Enciclopédia livre”. Se antes estudantes universitários procuravam bibliografia científica encastelados em bibliotecas, hoje tudo é mais acessível, e as pesquisas são realizadas online – esta é parte boa.  A parte ruim é saber se a informação procede. Likens e Wilson alertam estudantes para prestar atenção, principalmente, nas fontes do material publicado – se vêm de lugares confiáveis.