Homeopatia como aliada da agricultura orgânica

Homeopatia como aliada da agricultura orgânica

E assim como na medicina, a homeopatia rural é usada para estimular o organismo (neste caso, as plantas) a reagir contra enfermidades, restaurar suas funções vitais e, desta forma, aumentar sua imunidade e capacidade de defesa natural.

 A decisão de qual homeopatia usar nas plantas, inclusive, seguem os mesmos princípios de uma consulta médica. São analisados as características, condições e sintomas das plantas para, depois, entrar com o tratamento homeopático adequado para cada situação. É possível também usar homeopatia de forma preventiva, para melhorar o sistema imunológico e manter as funções vitais das plantas em equilíbrio, tornando-as mais resistentes a pragas, doenças e stress provocados pelo clima.

As consultas, porém, são com um agrônomo especializado. Eu uso os produtos da empresa Homeopatia Rural. Além de indicar as homeopatias, me auxiliam com verdadeiras aulas sobre agricultura, contribuindo para eu melhorar as práticas adotadas no sítio como um todo, sempre com foco na sustentabilidade, inclusive financeira.

Vale ressaltar que a homeopatia não substitui o manejo fitossanitário e a nutrição. As plantas precisam estar bem nutridas para serem produtivas e ter frutos de qualidade. Já em relação ao manejo fitossanitário, o que acaba acontecendo ao longo do tempo, é a redução das pulverizações. 

No cultiLaverani organicos Milena Miziara Homeopatia como aliada da agricultura organica 1 papo retovo da manga, por exemplo, já estou entrando no quarto ano de uso de homeopatia. Isso me permitiu praticamente eliminar o uso de cobre nas plantas para controle da antracnose (aquelas pintas pretas na casca dos frutos). Apesar de permitido, o cobre tem uso limitado a 6kg por hectare/ano na agricultura orgânica já que é um metal pesado. Na safra passada, usei cobre apenas para cicatrização dos galhos das mangueiras após a poda.  Além disso, não uso inseticida para controle da mosca da fruta, problema recorrente em pomares de manga. Os cuidados que eu adoto aliados à homeopatia são com foco em nutrição e melhoria da qualidade do solo.

No cultivo do limão, uso homeopatia desde o plantio para ajudar no stress do transplante do viveiro, um ambiente de clima controlado e fresco, para o campo, onde as mudas ficam expostas ao sol forte e ao calor. A homeopatia é aplicada em conjunto com produtos biológicos para controle de pragas e doenças. Paralelamente, estou fazendo um trabalho para melhorar a qualidade do solo e, apesar de ainda ter algumas áreas com plantas com sinais de falta de nutrientes, todas estão saudáveis, sem ataques de pragas.

Apesar dos resultados positivos que eu venho alcançando com essa prática, muita gente me olha torto, com cara de incrédulo, quando eu falo que uso homeopatia. A homeopatia é um recurso natural disponível há mais de 200 anos, reconhecido pela comunidade científica e de eficácia comprovada. Como na agricultura orgânica sempre trabalhamos com foco na prevenção, é uma ferramenta que, para mim, se tornou indispensável.

Milena Miziara

Autor: Milena Miziara

Sobre o/a Autor(a) Milena Miziara é jornalista. Desde 2019 também atua como sócia-fundadora da marca de frutas Laverani Orgânicos (SP)


Últimos artigos: