Um dos mais instigantes e diversos eventos do planeta, o South by Southwest Festival, mais conhecido pelo acrônimo SXSW, acaba no domingo 20/3, reforçando seu caráter de maior plataforma para o lançamento de inovações no mundo da Tecnologia da Informação (TI), da música, do audiovisual e da comunicação em geral. Na edição 2016, a equipe da Associação Era Transmídia – baseada em São Paulo e da qual o fundador de 1 Papo Reto, Rosenildo Ferreira, é integrante – se mudou de malas e bagagens para Austin, a cidade texana que abriga o SXSW.
A seguir, um texto que conta o que o trabalho e as inovações de algumas empresas brasileiras abrigadas no estande da APEX, agência de promoção de negócios brasileiros no exterior. Boa leitura.
Entre 11 e 20 de março, o South By Southwest (SXSW) faz de Austin, no Texas, a cidade da tecnologia. Na 30ª edição do festival, o público ávido por novidades é a audiência certa para algumas empresas brasileiras que têm a inovação no sangue. Palco de lançamento de algumas das mais engenhosas e transformadoras invenções digitais como o Twitter e o Fousquare, o SXSW é o lugar dos sonhos para empreendedores que pretendem alçar voo nesse mercado.
No evento, eles encontram usuários, jornalistas e investidores com os quais partilham o interesse por soluções capazes de realmente inovar. E, sendo o brasileiro tão criativo e ousado como se diz, algumas tecnologias desenvolvidas no país marcam presença no SXSW. Quando se fala em inovação, se fala em mudar padrões, e, no SXSW, um dos que leva esse conceito ao pé da letra é Thiago Krieck, CEO da Lemonade, com sede em Blumenau (SC): “No SXSW, lançamos o Lemonade App, uma plataforma de interação que borra as fronteiras entre conteúdos e experiências, une os mundos físico e digital e potencializa ao máximo as tecnologias embarcadas nos smartphones.”
Trata-se de uma solução que funciona de duas maneiras: como plataforma de ações interativas para produtores de conteúdos e como aplicativo para celular focado no usuário final. Com essa ferramenta, uma marca pode criar experiências que serão “publicadas” através do smartphone, atingindo o público alvo – um tipo de ação que, antes, implicava em investimentos de tempo e dinheiro nem sempre justificáveis.
Outra tecnologia nacional que está atraindo a atenção no SXSW é a Alana, desenvolvida pela Nexus Edge. Essa inteligência artificial criada para atender o mercado de publicidade considera os principais aspectos de uma campanha publicitária e, através de algoritmos poderosos interpreta, aprende e faz previsões para campanhas com altíssimo índice de precisão e em questão de segundos.
“Isso é algo disruptivo na comunicação – são raríssimos os exemplos de utilização no mundo nessa área – e com alto impacto de transformação nos negócios.”, sinaliza Marcel Jientara, CEO e Product Architect da Nexus Edge.
Saindo do mundo da comunicação para o da moda – ou, se preferir, química, biologia… A inovação que o estilista paulista Renan Serrano levou ao SXSW é um amaciante de roupas com propriedades antiodor, antifúngica, antibacteriana e com proteção biológica repelente de insetos – tudo isso graças a cápsulas nano (posspiveis de enxergar apenas com o uso do microscópio) que são acionadas pelo contato com o pH do corpo. Em outras palavras, os tecidos nos quais esse produto for aplicado permanecerão limpos por mais tempo e afastarão insetos, assim, a roupa pode ser usada de cinco a seis vezes antes da próxima lavagem.
Sem dúvida, uma inovação que faz jus ao fervor gerado pelo SXSW.
Texto escrito por Renata Lea, integrante da equipe da Associação Era Transmídia que está cobrindo o festival