Na sexta-feira chuvosa, em São Paulo, muitas pessoas mantinham os olhos e as mentes ligadas no que rolava em Austin, a capital “caipira” do estado do Texas, e que serve de moldura para o Festival SXSW (South by SouthWest) – considerado o maior encontro da indústria criativa, do planeta. E não era para menos. Afinal, o dia reservava dois grandes acontecimentos. Imaginem uma roda de conversa com ninguém menos que Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, transmitida pela web, de forma interativa, e simultaneamente em múltiplos telões de LED espalhados por todos os espaços do evento?
Pois bem, de acordo com Rodrigo Dias Arnaut, presidente da Associação Era Transmidia, presente ao evento, Obama não decepcionou. Deu um show de descontração e inteligência, desafiando os makers e conectores a serem ambiciosos em suas inovações, ajudando o governo a fortalecer sua vertente interativa com os cidadãos.
O envolvimento de Obama com o tema é genuíno. Uma semana antes do SXSW, ele gravou uma entrevista no canal de internet da Casa Branca (aqui) convidando os americanos a comparecer ao evento. “Obama deu um show de descontração e inteligência”, destacou Arnaut. “Falou sobre inovação, empreendedorismo, ambiente virtual, políticas públicas, mudanças do sistema bancário e engajamento cívico no século 21.”
Em outra janela do computador de quem estava conectado ao evento era possível assistir, ao vivo e ao mesmo tempo, um dos 12 principais palestrantes convidados e que usou seu tempo para discorrer sobre o empreendedorismo do futuro. Refiro-me ao jovem “geek” Casey Gerald, co-fundador e CEO da MBAs Across América. Trata-se de um movimento nacional que congrega especialistas em diversas áreas de negócios e empresários com o objetivo de formular propostas e iniciativas para revitalizar a economia do país.
Eleito no ano passado como uma das pessoas mais criativas do mundo, pela revista Fast Company, as teses de Casey estão focadas em atitudes com vistas às mudanças nas relações entre a vida, as pessoas e o trabalho. O objetivo é colocar em prática uma “nova cartilha que vai acordar o mundo agonizante de seu sono e trazer uma recalibração impulsionada pela criatividade das pessoas que partilham destas teses”.
Casey não teve uma vida fácil, mas acredita no poder das pessoas, e a partir daí nas mudanças. Ficou conhecido globalmente pelo discurso que fez na cerimônia de formatura na Harvard Business School. O vídeo (abaixo) caiu na rede tornando–se um viral de sucesso.
Por onde passa, ele arrebata plateias de executivos, especialmente os ligados à indústria digital e jovens de diversas faixas etárias, que aceditam que as mudanças estruturais não vêm dos aplicativos e das tecnologias, mas sim por meio das atitudes de cada um de nós. “O dinheiro não pode ser o foco dos negócios”, destacou.
A convenção SXSW promete muitas emoções fortes, muitos debates e muita diversão para as milhares de pessoas que passarão por Austin até domingo (20/3). E a equipe da Era Transmidia vai ficar ligada para contar tudo que está rolando por lá.
Texto de Luiz Paulo Lima (foto) e Rosenildo Ferreira. Com colaboração de Ana Arruda Neiva/Era Transmidia, no Brasil