O Parque do Ibirapuera recebe a 3ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art que acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras, entre os dias 18 de abril e 19 de maio, com entrada gratuita. A visitação pode ser feita às terças-feiras, das 10h às 21h, e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h.
Artistas de diversos lugares do mundo, além de brasileiros, mostrarão em suas obras ideias e olhares singulares. Um exemplo é o artista Tasso, da Alemanha, que impressiona com suas pinturas ultrarrealistas, como uma obra em que um Tiranossauro parece sair da parede e ir ao encontro de um pedaço de carne.
Quem tiver a oportunidade de circular pela mostra poderá apreciar muitas outras belas obras desse artista.
A Bienal deste ano tem a curadoria de Binho Ribeiro, outro mestre da arte urbana brasileira, e inclui mais de 60 artistas que se utilizam de técnicas variadas que o grafite permite aplicar, como stencil e até mesmo os próprios pincéis – cada um deles dando sua textura devida a cada obra.
A edição 2015 da Bienal Internacional retrata a evolução deste tipo de arte. E isso fica evidente quando lembramos da primeira edição, em 2009, do evento idealizado por Renata Junqueira e Binho Ribeiro. Desde antão, o grafite tem ocupado cada vez mais espaços. Ora nas ruas, ora nas galerias. Esse amadurecimento se fortificou, a meu ver, a partir das duas edições anteriores, realizadas no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE).
Lá, pude ver de perto que o grafite e suas tendências conceituais evoluíram, e muito, no Brasil e no mundo.
Então, está aí mais uma dica de diversão e arte para quem estiver por São Paulo nesse período. O bacana dessa história é que, mais uma vez, o nosso querido e majestoso parque do Ibirapuera permite que a arte de rua usufrua de seu amplo e aconchegante espaço.
Vamos nessa e até breve!
SERVIÇO:
Pavilhão das Culturas Brasileiras
www.culturasbrasileiras.sp.gov.br
Parque do Ibirapuera, s/nº – Parque Ibirapuera
Parque Ibirapuera – Sul
São Paulo
(11) 5083-0199