Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar são verbos que já parte do decálogo de ações ambientais de empresas e pessoas ao redor do mundo. Nas escolas, se transformou em base para atividades de aprendizado lúdico de como cuidar melhor do planeta. Contudo, entre o discurso e a prática ainda vai um oceano de distância, mesmo levando-se em conta que estes preceitos começaram a ser divulgados no Brasil no início da década de 1990!
É neste contexto que devemos entender as iniciativas que unem descarte responsável e ação social.
Uma das que ganham força ano após ano é a campanha da subsidiária da FedEx Express, gigante global de encomendas expressas, que transforma uniformes descartados de seus funcionários em cobertores para doação a entidades assistenciais. Neste ano, a produção de cobertores cresceu 22%, para 2,7 mil peças.
Nos cinco anos de campanha, a reciclagem de 35 mil peças de uniformes se converteu em doações para 20 instituições, ajudando a aquecer oito mil pessoas.
Para ampliar o alcance da ação, a FedEx Express encaminha algumas peças para formadores de opinião (jornalistas e blogueiros, por exemplo), para que eles entreguem para pessoas ou entidades necessitadas. 1 Papo Reto faz parte desta corrente do bem!