Que a arte ferve em São Paulo, isto é fato! Digo isso porque nesta semana teremos a inauguração de uma exposição que mostrará o que há de bom no que diz respeito à produção da arte urbana, mais especificamente do grafite. Em São Paulo, temos diversos espaços que já lidam com essa temática, arte underground e afins, como a Galeria Choque Cultural, situada em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.
Mas estou aqui pra falar da exposição Os Grafiteiros, que acontecerá na Canvas Galeria de Arte, localizada em uma região ainda mais nobre da cidade, o Jardim Europa. A abertura acontece no sábado (28/2) e seguirá até 14/3. A exposição terá a curadoria de Luis Maluf e conta com o lançamento do livro Photo Grafite, de Paulo Lacerda. Além disso, estarão expostas obras de grafiteiros renomados, fazendo desta mostra a o maior encontro do grafite brasileiro.
Artistas de peso como o paulistano Fábio de Oliveira, mais conhecido como Crânio, que tem em suas pinturas o olhar voltado à questão dos povos indígenas, outro artista paulistano, o Carlos Eduardo Fernandes Leo, o famoso Kobra, conhecido por seus gigantescos murais espalhados pela cidade de São Paulo e até mesmo em outros outros países. O carioca Carlos Esquivel, o Acme, um dos precursores do grafite com seus temas do cotidiano social urbano, compõe o time de artistas que estarão nesta exposição.
Particularmente, dentre estes artistas destaco aqui um grafiteiro que causou em mim o start para o meu olhar para a arte urbana, o Fábio Luis Santos Ribeiro, o Binho, que desde 1984 pinta sua arte pelas ruas de São Paulo e países como Argentina, Chile e Peru. Outros dois artistas a serem conhecidos pelo público são o baiano de nascença Toz, criado no Rio de Janeiro, e responsável por pintar um dos maiores murais urbanos situados na zona portuária carioca. Além dele, teremos o Tinho, oriundo do mundo da pichação, e a “caçula” no mundo da arte do grafite, Anny Lemos.
A exposição ainda contará com outros artistas de vanguarda do grafite no Brasil, como o Alexandre Orion Criscuolo, o famoso Orion, que desde de 1993 traz a sua arte para as metrópoles com características marcantes da pop arte e do stencil – ele marcará sua presença na exposição. Terá também outro artista conceituado Francisco Rodrigues da Silva, o Nunca, que assim como o Crânio, pinta questões sobre os povos indígenas.
Além de tudo isso, a Canvas terá em sua fachada uma obra pintada por Crânio. Ou seja, quem comparecer a esta exposição poderá desfrutar do que é mais belo daa produção de grafite no Brasil. Logicamente, para muitos essa questão da arte urbana estar se embrenhando para os interiores das galerias gera polêmicas diversas, pelo fato de ser uma arte efêmera.
Mas, enfim, está aqui uma dica cultural para este fim de semana, que a Canvas Galeria de Arte promoverá. Caso estiver em São Paulo dê uma passada por lá e observe o que há de mais produtivo no mundo do grafite brasileiro.
Boa semana a todos!
Os Grafiteiros
Onde: Canvas Galeria de Arte (avenida Europa, 715 – Jd. Europa – São Paulo)
Quando: de 1º a 14/3
Horário: seg. à sexta, das 10 às 19h; sábados das 11h às 15h.
Entrada Gratuita