O empreendedor serial Elon Musk está por trás de algumas das maiores tacadas do mundo digital. O jovem sul-africano se tornou bilionário com a venda do PayPal para o eBay. A partir daí, usou seu dinheiro para fazer coisas grandes. Aliás, gigantescas. A começar pela criação da primeira empresa privada de lançamento de foguetes. Isso mesmo, e um de seus principais clientes é o governo dos Estados Unidos, que pretende usar seus foguetes para lançar satélites no espaço. Em breve, a SpaceX também vai levar turistas ao espaço.
No entanto, é aqui na terra, mais especificamente nas ruas e estradas, que Musk vem dando uma contribuição ainda mais expressiva. Afinal, se foi a japonesa Toyota que viabilizou o mercado de veículos híbridos (movidos a combustível e a bateria elétrica), pode-se dizer que o carro elétrico deve sua existência ao sul-africano. Isso porque, foi graças ao lançamento do Tesla, o primeiro automóvel superesportivo movido integralmente a baterias, que essa categoria de veículos se popularizou.
Mas Musk e sua equipe querem ainda mais. Nesta semana, de acordo com artigo publicado no portal Treehugger, veja original aqui, Musk está prestes a quebrar todos os recordes de autonomia de veículos do tipo: nada menos que 613 quilômetros com apenas uma carga. Dá para sair da Praça da Sé, em São Paulo, e chegar ao Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, sem precisar completar “o tanque” de energia.
Mas para levar para casa o P100D Ludicrous, um bólido rápido (vai de zero a 100 Km em apenas 2,5 segundos) e ambientalmente amigável (emite zero de dióxido de carbono) é preciso desembolsar uma bolada: US$ 135 mil. Valor bastante elevado até mesmo para a classe média americana.
Mas quem já possui um veículo da marca também pode se beneficiar destes quilômetros de vantagens, gastando bem menos. Com US$ 20 mil é possível adquirir o kit de baterias do Ludicrous. O negócio é feito à base de troca. A Tesla fica com a bateria antiga e a encaminha para reciclagem.