Startup brasileira vence a competição global ClimateLaunchpad

Startup brasileira vence a competição global ClimateLaunchpad

Por Agélica Queiroz, especial para Coalizão Verde (1 Papo Reto, Neo Mondo e O Mundo Que Queremos)

O Estúdio MABE tem uma solução que cria um couro biodegradável à base de planta com um modelo de produção regenerativo que contribui para a redução da pegada de carbono da indústria têxtil por meio e atividades de reflorestamento. O resultado é um tecido vegetal feito com as vagens da árvore Angico (Anadenanthera Colubrina) e polímeros naturais que garantem um brilho metalizado natural sem a adição de produtos petroquímicos.

Nativa da América do Sul, a Angico é encontrada em abundância por todo o território nacional e muito utilizada em projetos de recuperação florestal por desempenhar o papel de trampolim ecológico em áreas de reposição de mata ciliar.

Marina Belintani, fundadora da MABE, comentou que participar da competição foi fundamental para o desenvolvimento do seu negócio por meio das mentorias, dos materiais compartilhados e o networking com outras startups. “O processo de refinar nossa estratégia com o apoio da Climate Ventures em cada etapa da competição contribuiu para o nosso amadurecimento como equipe e empresa”, destaca.

Como primeira colocada da competição, a MABE foi premiada com 10 mil euros e acesso ao programa de aceleração da Climate-KIC. A segunda colocada da ClimateLaunchpad foi a startup WAGA e, em terceiro lugar, a 2D Membranes.

Nós, da Climate Ventures, representante da ClimateLaunchpad no Brasil desde 2017, parabenizamos os vencedores e participantes de 2022!
Juntos, reforçamos os princípios da Onda Verde e seguiremos apoiando a agenda da inovação climática rumo às metas do Acordo de Paris.

A ClimateLaunchpad Brasil é uma realização da Climate Ventures, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Fundo Vale e Land Innovation Fund (LIF).

 

 

Coalizão Verde
Author: Coalizão Verde
Sobre o/a Autor(a)
Coalizão Verde é a união dos portais de notícias Neo Mondo, O mundo que queremos e 1 Papo Reto com o objetivo de maximizar os esforços na cobertura de temas ligados à preservação ambiental.
Mais artigos