Symrise decifra os códigos de saúde e bem-estar

Symrise decifra os códigos de saúde e bem-estar

Saúde mental, bem-estar e higiene são algumas das palavras que ganharam força no vocabulário global, nos últimos dois anos. Não que elas já não fizessem parte do vernáculo. Porém, com a pandemia de Covid-19, elas passaram a ocupar um ponto de destaque na escala de prioridade das pessoas. Esse é um dos achados do estudo global realizada pela Symrise, gigante alemã que fatura 3,8 bilhões de euros por ano com o desenvolvimento de fragrâncias, sabores e alimentos para os mercados de cosméticos e pet. O trabalho teve como ponto de partida uma pesquisa qualitativa, envolvendo 150 consumidores e experts (antropólogos, enfermeiros e dermatologistas, por exemplo) de Brasil, México, Alemanha, França, Estados Unidos, Índia e China.

O resultado foram apresentados na quinta-feira (10/11), em São Paulo, durante uma experiência imersiva que reuniu jornalistas das áreas de sustentabilidade, economia e consumo. A partir dos insights da pesquisa, um time global liderado pela subsidiária Latin America, da Symrise, desenvolveu um conjunto de fragrâncias que eles apostam ser capazes de atender às novas expectativas e demandas do que a empresa denominou de geração H™, uma amalgama das gerações baby boomer, X, Y Z e Alfa que abarca os nascidos no período 1945-2010.

“De uma hora para outra, as pessoas passaram a ter de ficar em casa,  convivendo, quase que por 24h, com integrantes de diversas gerações”, diz Fernando Levy, diretor de Marketing da América Latina para a divisão de Consumer Fragrance e líder global do Programa HygieSym. “E isso desencadeou uma verdadeira monta-russa de sentimentos inter e intra geracionais.”

O estudo deu origem a quatro arquétipos batizados de Guardiões, Resilientes, Conscientes e Otimistas. Para cada um deles foi criada uma fragrância que mimetiza atributos de bem-estar, equilíbrio emocional e boas vibrações (veja descrição completa abaixo). Foram usadas como base 130 matérias primas e óleos essenciais com propriedades antimicrobianas. A expectativa dos executivos da subsidiária da gigante alemã é que, em breve, os insumos criados para a geração H™ estejam nas fórmulas de produtos de higiene, beleza e limpeza, comercializados na América Latina.

Os primeiros a conhecer a nova linha foram os diretores da paranaense O Boticário, com a qual a Symrise já possui parceria na linha Egeo, o primeiro perfume do Brasil produzido com o uso de Inteligência Artificial.

Além de ouvir consumidores e experts, o time global de técnicos da Symrise também foi a campo para coletar os odores representativos do novo “humor”, dos gostos e dos desejos aprendidos nas entrevistas qualitativas. A contribuição brasileira se deu a partir de estudos conduzidos pelas perfumistas Marília Duarte e Fanny Grau. Elas lideraram a expedição à Chapada dos Veadeiros (GO) destinada a “capturar” a essência olfativa da região, considerada um local mágico por ecologistas e esotéricos. O processo se deu com o uso de equipamentos portáteis, não implicando na retirada de flores ou outros insumos locais.

INTERNA codigos de saude symrise 1 papo reto

Conheça os arquétipos que serviram de base à nova linha da Symrise:

Guardiões: são aqueles que buscam resgatar a sensação de controle e segurança. Essa fragrância foi desenvolvida a partir da cerimônia do chá, pelos perfumistas Smile Gao e Suthathip T.

Resilientes: considerados exploradores natos que buscam novas perspectivas a partir de um olhar positivo em relação ao futuro. A base é a fruta Paw Paw, encontrada nos EUA, e a criação da essência ficou a cargo do master perfumista Dirk Braun.

Conscientes: ávidos por um despertar transformador, eles foram agraciados com uma essência que carrega o frescor da Chapada dos Veadeiros, idealizada pelas perfumistas Marília Duarte e Fanny Grau.

Otimistas: são aqueles que buscam reviver o melhor do passado e gostam de compartilham boas vibrações com quem está a sua volta. Neste caso, a inspiração do master perfumista Clito Hödicke veio da Andaluzia.